Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Participantes
Acordo traz alinhamento de estratégia, fluxos, responsabilidades e garante maior segurança jurídica para todas as partes
30 de Dezembro de 2024
Dando continuidade às ações conjuntas para oferecer maior solvência aos planos de previdência complementar, a CAIXA e a FUNCEF definiram novas medidas que resultam em um importante alinhamento estratégico por meio de aditivo ao Acordo Operacional (Contencioso) para redução de passivo judicial, assinado em 2013 e voltado ao aprimoramento da gestão de ações judiciais que envolvam ambas as instituições.
O aditivo contempla uma série de medidas para reduzir o passivo judicial na FUNCEF resultando maior solvência dos planos de previdências dos empregados e aposentados. Esse recente alinhamento permite o uso de novos processos estruturados para delimitar papéis de cada parte em ações judiciais, proporcionando maior segurança jurídica, celeridade na resolução de demandas e maior eficiência às entidades.
"Esse acordo representa mais um passo importante na história da relação entre a CAIXA e a FUNCEF, demonstrando o compromisso de ambas as instituições em buscar soluções conjuntas para desafios comuns", explica o presidente da CAIXA, Carlos Viera. "A iniciativa reforça não só a maior eficiência desse processo, mas também a responsabilidade pela boa gestão dos recursos, beneficiando os participantes do fundo de pensão", complementa Carlos Vieira.
Para o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, o acordo traz maior previsibilidade e segurança jurídica para a gestão do fundo, “com a definição clara dos fluxos, podemos otimizar a gestão da solvência dos recursos, evitando provisões e custos desnecessários, o que oportuniza melhor administração dos investimentos e do pagamento de benefícios aos participantes”.
Para o diretor de Benefícios da Fundação, Jair Ferreira, esse acordo representa grande avanço e reforça a relevância histórica dessa conquista, "há anos estamos tentando firmar este novo aditivo e agora conseguimos, o que representa importante vitória para todos os participantes”.
O novo acordo já está em vigor e seus efeitos serão sensibilizados nos planos e constantemente acompanhados por ambas as instituições. A expectativa é que a iniciativa contribua para aumentar a sustentabilidade do fundo de pensão e para a melhoria na gestão das ações judiciais, garantindo maior justiça e equilíbrio nas relações entre as partes.
Comunicação Social da FUNCEF