Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Institucional
Evento em Brasília discutiu o futuro da previdência complementar
24 de abril de 2025
Comunicação FUNCEF
A FUNCEF marcou presença no Encontro Centro-Norte + Nordeste da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), realizado em Brasília (DF), nesta quinta-feira (24/4).
Com autoridades, gestores dos fundos de pensão e da iniciativa privada, o evento discutiu o futuro da previdência complementar, a inserção da inteligência artificial no setor, as mudanças recentes na legislação e a importância da educação previdenciária no planejamento da aposentadoria.
O secretário-geral da FUNCEF, Orency Silva, e dezenas de colegas de todas as diretorias da Fundação, acompanharam o encontro no Teatro do Royal Tulip.
“Foi um evento muito bom porque pudemos colher informações e trocar experiências com outros fundos de pensão, sempre com o objetivo de fazer a FUNCEF cada vez melhor”, afirmou Orency.
Entre os temas debatidos, destacam-se Ressignificar a Previdência (com o presidente da Abrapp, Devanir Silva, o superintendente da Previc, Ricardo Pena, e o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto), e o Tesouro Nacional na Gestão de Ativos – Estratégias para as EFPC (com o coordenador-geral de operações da dívida pública, Helano Dias).
O Encontro Centro-Norte + Nordeste da Abrapp contou ainda com a participação do diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Narlon Gutierre Nogueira, e dos gestores regionais da Abrapp e de instituições que integram a Associação (UniAbrapp, ICSS e Sindapp).
Abrapp itinerante em Brasília
Na quarta-feira (23/4), o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, acompanhou a reunião da Abrapp Itinerante Centro Norte + Nordeste, também realizada em Brasília.
“Foi um encontro de muito aprendizado para todos nós porque ouvimos diferentes visões de como será a previdência privada e pública nos próximos anos. A chegada da inteligência artificial, que agiliza processos, não muda a necessidade do planejamento para a poupança previdenciária. É o amanhã que já começou hoje”, afirmou Pontes.
Comunicação Social da FUNCEF