Logo funcef

Investimentos

FUNCEF se destaca por projeções econômicas pela sexta vez em 2021

Fundação entrou mais uma vez no Top 5 mensal do Banco Central pelas estimativas de médio prazo do IGP-M

11 de Novembro de 2021

iStock.com

A FUNCEF figurou no Top 5 da pesquisa Focus do Banco Central, que lista as instituições com maior grau de precisão nas projeções macroeconômicas, pela sexta vez em 10 meses. Em outubro, a Fundação se destacou pelas estimativas de médio prazo para a inflação medida pelo IGP-M, divulgou o BC na quarta-feira (10/11).

O indicador é um dos mais relevantes para os fundos de pensão, uma vez que sua trajetória afeta, de forma relevante, o segmento de investimentos imobiliários.

“A FUNCEF tem sido presença constante no top 5 ao longo de um ano desafiador. Isso comprova a qualidade tanto da nossa equipe técnica quanto das projeções que têm guiado nossas estratégias de investimento”, afirmou o presidente da FUNCEF, Gilson Santana.

O IGP-M fechou outubro com alta acumulada de 16,74% no ano, com a projeção da FUNCEF apresentando um desvio médio de 0,4600. Completam o ranking Banco do Brasil, JGP Gestão, Itaú e TC Matrix Macro.

A classificação de médio prazo considera a precisão média das estimativas em relação ao resultado efetivo no horizonte de tempo de quatro meses, de junho a setembro deste ano.

“A leitura de médio prazo bem calibrada será fundamental para a revisão em curso da política de investimentos, considerando que existem muitos fatores externos e internos a serem monitorados em 2022”, disse Jorge Nobre, gerente Macroalocação de Recursos e Cenário da Fundação.

Capacidade técnica

A pesquisa Focus divulga semanalmente as expectativas de cerca de 140 instituições sobre inflação, taxa de câmbio e taxa Selic no curto e médio prazos.

Além dos principais fundos de pensão do país, a lista inclui bancos, gestores de recursos, seguradoras, distribuidoras e corretoras, consultorias e outras empresas não-financeiras. Por isso, o Top 5 do Banco Central é visto como um referencial da capacidade técnica do corpo de profissionais das instituições.

Em 2020, a FUNCEF entrou no Top 5 anual na categoria inflação de longo prazo medida pelo IPCA.

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: bacen funcef IGP-M pesquisa focus política investimento projeções econômicas top 5

Mais notícias