Logo funcef

Investimentos

FUNCEF se destaca por projeções pela quinta vez em 2021

Fundação figura no Top 5 do Banco Central de agosto pelo índice de acerto nas estimativas de médio prazo do IGP-M

15 de Setembro de 2021

iStock.com

Pela quinta vez este ano, a FUNCEF entrou no Top 5 da pesquisa Focus do Banco Central, que lista as instituições com maior grau de precisão nas projeções macroeconômicas. Em agosto, a Fundação liderou as estimativas de médio prazo para a inflação medida pelo IGP-M, divulgou o BC na quinta-feira (9/9).

O indicador é um dos mais relevantes para os fundos de pensão, uma vez que sua trajetória afeta, de forma relevante, o segmento de investimentos imobiliários.

“As estimativas próximas à realidade sinalizam que as nossas estratégias de investimento estão alinhadas com os rumos que o mercado está tomando”, afirmou o presidente da FUNCEF, Gilson Santana.

O IGP-M fechou agosto com alta acumulada de 16,75% no ano. A projeção da FUNCEF apresentando um desvio médio de 0,2390. Completam o ranking MB Associados, Sicredi, LAIC-HFM Gestão e BrasilPrev.

A classificação de médio prazo considerou a precisão média das estimativas em relação ao resultado efetivo no horizonte de tempo de quatro meses, de março a junho deste ano.

“A leitura calibrada do cenário no médio prazo é importante neste momento em que começamos a discutir a política de investimentos para 2022, um ano em que a inflação e o aumento real da taxa de juros devem frear a expansão da economia”, explicou Jorge Nobre, gerente Macroalocação de Recursos e Cenário da Fundação.

Capacidade técnica

A pesquisa Focus divulga semanalmente as expectativas de cerca de 140 instituições sobre inflação, taxa de câmbio e taxa Selic no curto e médio prazos.

Além dos principais fundos de pensão do país, a lista inclui bancos, gestores de recursos, seguradoras, distribuidoras e corretoras, consultorias e outras empresas não-financeiras. Por isso, o Top 5 do Banco Central é visto como um referencial da capacidade técnica do corpo de profissionais das instituições.

Em 2020, a FUNCEF entrou no Top 5 anual na categoria inflação de longo prazo medida pelo IPCA.

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: bacen cenários econômicos funcef IGP-M pesquisa focus projeção econômica top 5

Mais notícias