Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Investimentos
Estratégia de investimentos da Fundação garantiu ganhos bem acima do objetivo de retorno em todos os planos
30 de Janeiro de 2024
Os resultados preliminares do fechamento do ano de 2023 apontam para um superavit em todos os planos de benefícios da FUNCEF. A estratégia de investimentos da Fundação garantiu retornos bem acima da meta atuarial em todos os planos.
A meta atuarial representa a rentabilidade mínima esperada para cada plano de previdência complementar. Para planos de Benefício Definido (BD), esse referencial representa a taxa de atualização dos compromissos relativos aos benefícios futuros de seus participantes. Enquanto para planos de Contribuição Definida (CD), essa meta representa o alvo de rentabilidade.
Para a diretora de Investimentos da Fundação, Alenir Romanello, “a rentabilidade alcançada foi motivada pelos ganhos auferidos em renda fixa e renda variável, além da carteira imobiliária".
A diretora ressaltou a qualidade técnica da equipe de investimentos, a quem atribui os créditos pelos resultados alcançados, pois se trata de "um trabalho colaborativo e assíduo, com olhar atento ao cenário para fazermos escolhas assertivas e oportunas. Uma conquista de toda a Fundação”.
Confira os resultados prévios da rentabilidade de cada plano.
Novo Plano CD e REB CD
Os resultados do Novo Plano CD e REB CD foram melhores que o previsto na Política de Investimentos e superiores ao índice de referência do plano e ao CDI, entregando maior retorno ajustado ao risco.
Novo Plano BD e REB BD
Atualmente, o Novo Plano BD e REB BD possuem um nível de segurança e solvência elevados. As carteiras de investimentos de ambos os planos são compostas por cerca de 90% de títulos públicos.
Veja os resultados abaixo:
REG/Replan
Em 2023, as modalidades Saldada e não saldada do REG/Replan necessitavam de rentabilidade adicional à meta atuarial para recuperar o deficit não equacionado. Vale ressaltar que ambas as modalidades superaram a meta acrescidas deste spread.
Veja o resultado dos planos abaixo:
Em breve, a Fundação trará informações mais detalhadas sobre o cenário e os resultados dos investimentos dos planos em 2023.
Comunicação Social da FUNCEF