Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Resultados
Valorização expressiva das cotas foi a maior desde agosto de 2024
24 de fevereiro de 2025
istock.com/Comunicação FUNCEF
O Novo Plano CD e o REB CD começaram com forte desempenho em 2025. Em janeiro, as cotas dos planos valorizaram 1,53% e 1,60% superando com folga o CDI mensal (1,01%), índice de referência para aplicações em renda fixa.
Trata-se do melhor retorno mensal dos planos CD desde agosto do ano passado. Contribuíram para o resultado a recuperação da Bolsa (+4,86% em janeiro) e a mudança nas regras de contabilização dos títulos públicos.
A Resolução CNPC 61, que passou a valer este ano, permitiu que títulos públicos atrelados a inflação e com vencimento maior do que cinco anos sejam marcados na curva. O efeito prático da medida será a redução da volatilidade dos resultados ao longo do tempo para as carteiras Novo Plano CD e REB CD.
“Como temos dito nas apresentações de resultados, na perspectiva dos investimentos, estamos posicionados e otimistas para uma recuperação no desempenho dos planos CD”, afirmou o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes.
Clique aqui para uma explicação mais detalhada sobre marcação de títulos de renda fixa
Entenda as cotas
O Novo Plano e o REB são planos em fase acumulação (Contribuição Definida), modalidade em que o saldo em conta de cada participante é individualizado em cotas.
A variação no valor dessas cotas representa uma rentabilidade líquida (descontadas as taxas de administração e para o custeio dos benefícios de risco) calculada todos os meses.
Já a estrutura do REG/Replan é diferente por se tratar de um plano de benefício definido, mutualista por definição. Neste caso, não há cotas individuais e o benefício futuro é calculado atuarialmente.
Comunicação Social da FUNCEF