Logo funcef

Participantes

Programa de educação previdenciária da FUNCEF alcança 11,5 mil empregados CAIXA em 2023

Reuniões em todo o Brasil resultaram em cerca de 1 mil novas adesões

19 de Fevereiro de 2024

Comunicação FUNCEF

As 139 ações do programa de Educação Previdenciária da FUNCEF, em 2023, alcançaram cerca de 11,5 mil empregados CAIXA de todo o país. O impacto positivo do projeto incluiu 919 adesões, 424 solicitações de aumento no percentual de contribuição e 2.347 novos dependentes cadastrados.

O diretor de Benefícios, Jair Ferreira, explicou que o principal objetivo da iniciativa é disseminar o conhecimento previdenciário, fazendo com que os empregados CAIXA entendam seus direitos e deveres como participantes de um plano da Fundação.

“Esse conhecimento é fundamental para planejar a aposentadoria e fazer os ajustes necessários para lidar com os desafios financeiros do futuro”, afirmou Ferreira.

Coordenado pela Gerência de Relacionamento e Atendimento aos Participantes (Gerat), o programa está dividido em ações educacionais on-line, ambientação dos novos empregados CAIXA, consultoria previdenciária e preparação para a aposentadoria.

Ações educacionais on-line

Um dos destaques do ano foi o projeto de educação previdenciária voltado a gestores da CAIXA, uma parceria entre FUNCEF, Superintendências de Rede e APCEFs de todo Brasil.

Em 2023, 13 superintendências regionais participaram da iniciativa, cujo foco é estreitar o relacionamento e fortalecer a cultura do planejamento previdenciário com os participantes de todo o país.

Desde o início do projeto, houve um aumento de R$ 1,5 milhão mensal no valor total de contribuições. Outros resultados importantes foram possibilitar o retorno ao plano de participantes que cancelaram a inscrição e o ingresso de empregados CAIXA que deixaram o planejamento da aposentadoria para mais tarde.

A ação de educação financeira engloba conversas de uma hora com empregados CAIXA, segmentados por plano ou momento profissional.

Os assuntos abordados incluem regras dos planos da FUNCEF, avaliação do percentual de contribuição, regras de tributação, proteção dos dependentes e vantagens e descontos com parceiros da Fundação.

190224_site_noticia_educacao_previdenciaria2.png

Novos empregados   

A equipe FUNCEF participou da ambientação de 800 novos concursados da patrocinadora em maio de 2023.

Em encontros como esse a equipe de relacionamento apresenta a Fundação, destaca a importância da previdência complementar como acréscimo à aposentadoria do INSS e detalha o regulamento e as vantagens do Novo Plano.

Uma das principais vantagens é a paridade contributiva, na qual, para cada real colocado pelo empregado no Novo Plano, a CAIXA entra com outro até o limite de 12% do salário de participação. Outras questões importantes são a cobertura de pensão por morte e o cadastro de dependentes.

“O momento da Fundação na ambientação é muito esperado pelos novos empregados CAIXA. Levamos informações e esclarecimentos que ajudarão esses profissionais a tomarem decisões importantes para o seu futuro”, disse o gerente de Relacionamento e Atendimento aos Participantes, Dionisio Reis Siqueira.

Consultoria previdenciária

Outro destaque do Programa de Educação Previdenciária é a consultoria previdenciária, que atendeu 520 participantes em 2023, um aumento de 367% em relação ao ano anterior.  

A consultoria previdenciária é gratuita e personalizada para o empregado da CAIXA em busca de orientações para planejar o futuro ou que está se preparando para a aposentadoria.

As analistas previdenciárias da Fundação auxiliam os participantes com estratégias e ações que possibilitam criar condições para um futuro tranquilo.

Na consultoria é possível tirar dúvidas, simular cenários e valores de benefício, além de outras informações relevantes para quem precisa tomar decisões financeiras importantes, como a escolha do percentual de contribuição ou a melhor idade para solicitar a aposentadoria.

Vida Futura

Em 2023, a FUNCEF também esteve presente nas turmas da Oficina Vida Futura. Focada em empregados CAIXA próximos da aposentadoria, a iniciativa foi retomada no formato virtual pela patrocinadora em 2023.

A equipe de relacionamento da Fundação disponibilizou material personalizado a cada participante, contendo informações financeiras essenciais para a tomada de decisão.  

Também respondeu questionamentos sobre cálculos benefícios e demais regras dos planos FUNCEF, além de apresentar o passo a passo para o requerimento de aposentadoria Fundação e o uso dos simuladores no Autoatendimento, ferramenta que permite projetar cenários e decidir a melhor hora de se aposentar. 

 

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: aposentadoria Educação previdenciária funcef Futuro participantes relacionamento

Mais notícias