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Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Participantes
Reuniões em todo o Brasil resultaram em cerca de 1 mil novas adesões
19 de fevereiro de 2024
As 139 ações do programa de Educação Previdenciária da FUNCEF, em 2023, alcançaram cerca de 11,5 mil empregados CAIXA de todo o país. O impacto positivo do projeto incluiu 919 adesões, 424 solicitações de aumento no percentual de contribuição e 2.347 novos dependentes cadastrados.
O diretor de Benefícios, Jair Ferreira, explicou que o principal objetivo da iniciativa é disseminar o conhecimento previdenciário, fazendo com que os empregados CAIXA entendam seus direitos e deveres como participantes de um plano da Fundação.
“Esse conhecimento é fundamental para planejar a aposentadoria e fazer os ajustes necessários para lidar com os desafios financeiros do futuro”, afirmou Ferreira.
Coordenado pela Gerência de Relacionamento e Atendimento aos Participantes (Gerat), o programa está dividido em ações educacionais on-line, ambientação dos novos empregados CAIXA, consultoria previdenciária e preparação para a aposentadoria.
Ações educacionais on-line
Um dos destaques do ano foi o projeto de educação previdenciária voltado a gestores da CAIXA, uma parceria entre FUNCEF, Superintendências de Rede e APCEFs de todo Brasil.
Em 2023, 13 superintendências regionais participaram da iniciativa, cujo foco é estreitar o relacionamento e fortalecer a cultura do planejamento previdenciário com os participantes de todo o país.
Desde o início do projeto, houve um aumento de R$ 1,5 milhão mensal no valor total de contribuições. Outros resultados importantes foram possibilitar o retorno ao plano de participantes que cancelaram a inscrição e o ingresso de empregados CAIXA que deixaram o planejamento da aposentadoria para mais tarde.
A ação de educação financeira engloba conversas de uma hora com empregados CAIXA, segmentados por plano ou momento profissional.
Os assuntos abordados incluem regras dos planos da FUNCEF, avaliação do percentual de contribuição, regras de tributação, proteção dos dependentes e vantagens e descontos com parceiros da Fundação.
Novos empregados
A equipe FUNCEF participou da ambientação de 800 novos concursados da patrocinadora em maio de 2023.
Em encontros como esse a equipe de relacionamento apresenta a Fundação, destaca a importância da previdência complementar como acréscimo à aposentadoria do INSS e detalha o regulamento e as vantagens do Novo Plano.
Uma das principais vantagens é a paridade contributiva, na qual, para cada real colocado pelo empregado no Novo Plano, a CAIXA entra com outro até o limite de 12% do salário de participação. Outras questões importantes são a cobertura de pensão por morte e o cadastro de dependentes.
“O momento da Fundação na ambientação é muito esperado pelos novos empregados CAIXA. Levamos informações e esclarecimentos que ajudarão esses profissionais a tomarem decisões importantes para o seu futuro”, disse o gerente de Relacionamento e Atendimento aos Participantes, Dionisio Reis Siqueira.
Consultoria previdenciária
Outro destaque do Programa de Educação Previdenciária é a consultoria previdenciária, que atendeu 520 participantes em 2023, um aumento de 367% em relação ao ano anterior.
A consultoria previdenciária é gratuita e personalizada para o empregado da CAIXA em busca de orientações para planejar o futuro ou que está se preparando para a aposentadoria.
As analistas previdenciárias da Fundação auxiliam os participantes com estratégias e ações que possibilitam criar condições para um futuro tranquilo.
Na consultoria é possível tirar dúvidas, simular cenários e valores de benefício, além de outras informações relevantes para quem precisa tomar decisões financeiras importantes, como a escolha do percentual de contribuição ou a melhor idade para solicitar a aposentadoria.
Vida Futura
Em 2023, a FUNCEF também esteve presente nas turmas da Oficina Vida Futura. Focada em empregados CAIXA próximos da aposentadoria, a iniciativa foi retomada no formato virtual pela patrocinadora em 2023.
A equipe de relacionamento da Fundação disponibilizou material personalizado a cada participante, contendo informações financeiras essenciais para a tomada de decisão.
Também respondeu questionamentos sobre cálculos benefícios e demais regras dos planos FUNCEF, além de apresentar o passo a passo para o requerimento de aposentadoria Fundação e o uso dos simuladores no Autoatendimento, ferramenta que permite projetar cenários e decidir a melhor hora de se aposentar.
Comunicação Social da FUNCEF