Logo funcef

Meu Plano

Projete a dedução do IRPF no simulador de aporte

Ferramenta está no Autoatendimento

06 de Outubro de 2021

UmbertoPantalone/iStock.com

Você está aproveitando o incentivo máximo para isenção no IRPF que a contribuição para seu plano de benefícios oferece? A Receita Federal permite que as contribuições realizadas à previdência complementar sejam abatidas até 12% dos seus rendimentos brutos (Lei 9.532/1997 e SC Cosit 354/2017). O simulador de aporte de contribuição ajuda você saber o quanto deve complementar, com o pagamento de contribuições adicionais, para chegar a esse limite.

O aporte, que se chama contribuição facultativa no Novo Plano e contribuição eventual no REB, pode ser feito a qualquer momento até o dia 28 de dezembro para que tenha efeito no ano fiscal de 2021 e a dedução possa constar da declaração de IRPF de 2022.

Caso já tenha atingido essa meta, não se esqueça que a patrocinadora do plano acompanha as contribuições normais dos participantes em até 12%, no Novo Plano e 7%, no REB. Não há limite do percentual para o participante, quanto maior o esforço contributivo maior o benefício ao se aposentar.

De acordo com o regulamento do Novo Plano e REB, não há paridade contributiva para os aportes, somente nas contribuições normais. O aporte vai te ajudar a chegar ao total de incentivo fiscal, mas a patrocinadora, CAIXA ou FUNCEF, não irá te acompanhar neste caso específico.

Veja, a seguir, como é simples fazer as projeções e saber o quanto terá que depositar para ter direito aos 12% de isenção fiscal no modelo completo da declaração de imposto de renda de pessoa física.

Acesse o Autoatendimento no canto superior direito do site da FUNCEF com o login e senha.

img0aporte.jpg

No menu vertical à esquerda, já no Autoatendimento, clique em simuladores/plano/simulador de benefício de aporte, conforme imagem abaixo.

Img01a.png

Informe os dados solicitados pelo sistema para saber quanto precisará depositar para aproveitar a dedução de 12% no IRPF. É importante lembrar que a renda bruta é a anual, portanto, insira o valor do seu rendimento bruto anual. Caso possua outras rendas, registre no campo específico. Informe as contribuições normais à FUNCEF considerando todo o ano (exceto as incidentes sobre o décimo terceiro salário) e também eventuais contribuições a outras previdências privadas e clique em simular.

 

Img02.jpg

O sistema irá apontar o limite do benefício fiscal para a sua renda bruta anual informada, o valor que foi considerado para o cálculo do seu IRPF, o aporte que você precisa fazer para chegar a 12% de dedução e te indicará quanto será o incentivo fiscal se o aporte for realizado.

Com os dados em mãos, o participante tem o valor certo de que ele terá depositar até o final do ano.

Os depósitos precisam ser feitos até o dia 28 de dezembro para que sejam considerados no ano fiscal de 2021. Não é preciso esperar essa data. Desde já, o montante pode ser depositado ou dividido em parcelas até o limite para ter direito ao incentivo fiscal.

Os pedidos devem ser feitos no Fale Conosco, no site da FUNCEF, ou por meio da Central de Relacionamento no telefone 0800 706 9000 (de segunda a sexta, das 8h às 18h).

Esse incentivo fiscal pode ser ajustado no percentual de contribuição mensal, além de ser uma forma de se planejar para o benefício obtido pela previdência complementar.

Para solicitar o aporte, confira o passo a passo no Fale Conosco:

1 ) Acesse o Autoatendimento  no menu do site da FUNCEF (clique aqui).

 2) Vá até o Fale Conosco /Plano/Fale conosco/

3) Preencha os campos  Assunto (Minha Previdência), Assunto 2 (Contribuição), E-mail, Telefone e redija a mensagem, informando o pedido de aporte.

É bom lembrar que legislação, atualmente, só considera essa dedução se a declaração for feita no modelo completo, não sendo aceita, portanto, na declaração simplificada.

Dúvidas

Em caso de dúvida, ligue para o 0800 706 9000, de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados, escreva no chat do aplicativo, das 9h às 16h, também de segunda a sexta-feira, ou encaminha sua questão pelo Fale Conosco.

Comunicação Social da FUNCEF

Tags: aporte funcef IRPD novo plano reb simulador

Mais notícias