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Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Participantes
Use o Autoatendimento da Fundação ou o Meu INSS para conferir contracheques
07 de maio de 2025
iStock.com/Comunicação FUNCEF
A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), identificou um esquema de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, entre 2019 a 2025, realizados por associações ou entidades, conforme divulgado na imprensa.
Fique atento: a forma mais segura e eficaz para corrigir ocorrências indevidas é conferir, todos os meses, o seu contracheque. Além disso, é importante manter o cadastro sempre atualizado para facilitar o contato com a FUNCEF.
Como fazer a conferência?
Aposentados e pensionistas da Fundação que recebem a aposentadoria do INSS pelo contracheque da FUNCEF têm duas maneiras de conferir se tiveram descontos não autorizados:
No Autoatendimento FUNCEF
1. Dentro no Autoatendimento, clique em Serviços > Seu Plano > Contracheque do assistido
2. Na página seguinte, escolha o mês e veja as informações
3. O documento pode ser baixado em formato pdf e salvo no seu computador ou celular
Veja aqui um tutorial completo para acessar o contracheque da Fundação
No Meu INSS
1. Utilize login e senha da sua conta Gov.br para entrar no site ou aplicativo Meu INSS
2. Clique em Consultar Benefício > Extrato de Pagamento
3. Escolha o mês e confira os descontos de mensalidades associativas. Por padrão, o sistema traz informações de dois meses, mas é possível visualizar contracheques anteriores também
Não reconhece alguma cobrança?
Se o participante não reconhecer o desconto da mensalidade associativa na aposentadoria do INSS, precisa solicitar a exclusão do serviço "mensalidade associativa" pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, ou pela Central 135.
Também é recomendável registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, utilizando os mesmos canais de atendimento disponíveis.
1. Entre no app Meu INSS
2. Clique no botão novo pedido
3. Digite "excluir mensalidade"
4. Clique no nome do serviço/benefício
5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
Medidas já anunciadas pelo INSS
O INSS já decidiu reter e devolver todos os valores de mensalidades associativas descontados na folha de abril deste ano e bloqueou qualquer desconto a partir do contracheque de maio.
Além disso, Previdência Social e CGU estudam as alternativas para devolver os valores cobrados indevidamente em períodos anteriores, cobrar dos responsáveis pelas fraudes e, em conjunto com a Polícia Federal, atuar para punir civil e criminalmente essas condutas.
Ficou com dúvida?
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de relacionamento, em dias úteis, pelos seguintes canais:
WhatsApp oficial da Fundação - (61) 2193-1050, das 8h às 18h
Central 0800 706 9000 - das 8h às 16h20
Comunicação Social da FUNCEF