Logo funcef

Ouvidoria

FUNCEF comemora o primeiro ano do e-OUV

Sistema da Ouvidoria já recebeu mais de 1 mil manifestações

01 de Agosto de 2018

A FUNCEF comemora nesta quarta-feira (1º/8) um ano da implantação do e-OUV para receber as críticas, sugestões, elogios e reclamações dos participantes. O sistema, cedido pela CGU, permitiu o recebimento de 1.132 manifestações nos últimos 365 dias e tornou mais ágil o relacionamento com aqueles que procuraram o atendimento recursal da Fundação.

A Ouvidoria da FUNCEF foi uma conquista dos participantes, criada em 2011, como instância recursal, com o propósito de acolher, ouvir, encaminhar e responder, tornando-se mais um canal de interação com a Fundação.

O atendimento ao participante é feito por meio canais sob o comando da Gerência de Relacionamento e Atendimento (GERAT): o Fale Conosco no site ou aplicativo, a Central de Relacionamento (0800 706 9000) e o atendimento presencial no Espaço FUNCEF e nas representações regionais (veja aqui os endereços).

Das 1.132 manifestações recebidas pela Ouvidoria da FUNCEF neste primeiro ano por meio do e-OUV, 953 (84,18% do total) foram respondidas, dentro do prazo de 10 dias para resposta e retorno ao participante. Foram elogios, sugestões, críticas, denúncias e reclamações.

O presidente da FUNCEF, Carlos Vieira, diz que a contribuição da Ouvidoria para a Fundação vai além dos números. “A Ouvidoria subsidia a Fundação com informações para a melhoria dos processos na prevenção de reclamações e contribui na comunicação e na interação com os participantes”, afirma Vieira.

O presidente do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima, destaca o caráter pioneiro da FUNCEF, o primeiro fundo a usar o sistema do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). “O sistema, o mesmo utilizado pela CGU e pela PREVIC, além de ser isento e intuitivo, permite o anonimato, como fixam as melhores práticas anticorrupção”, ressalta Lima.

Ao receber a manifestação, a Ouvidoria consulta a área apontada pelo participante, avalia o retorno e responde diretamente a ele. Tudo é feito em até dez dias. Só não há resposta para manifestações anônimas, que também são apuradas na FUNCEF.

Veja, a seguir, como é fácil registrar sua manifestação:

 

  1. Acesse a aba de contato do Portal da FUNCEF e clique em Ouvidoria.

eouv1.png

 

  1. Cadastre-se se para fazer sua manifestação e obter retorno dela. Se preferir o anonimato, siga para próxima tela.

eouv2.png

 

  1. Escolha a manifestação que deseja realizar entre as opções de denúncia, reclamação, crítica, sugestão e elogio.

eouv3.png

 

  1. Se for uma reclamação, por exemplo, informe o assunto e clique em avançar. Meu benefício, por exemplo.

eouv4.png

 

  1. Se já tiver logado, siga adiante. Se preferir não se identificar, marque esta opção. As manifestações anônimas não terão resposta, mas serão apuradas na FUNCEF.

eouv5.png  

 

  1. Escreva sua manifestação e clique em concluir. Será gerado número de protocolo com o qual poderá acompanhar o andamento.

eouv6.png

Comunicação Social da FUNCEF

Leia mais

Visite o novo portal da Ouvidoria

Ouvidoria estreia novo portal

FUNCEF implanta novo modelo de ouvidoria