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Comunicação

FUNCEF terá portal exclusivo de ouvidoria

Fundação utilizará sistema desenvolvido pela CGU

22 de Junho de 2017

A FUNCEF tornou-se o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (22/06).

Por meio do programa, o ministério irá ceder à FUNCEF, sem custo de aquisição, o código-fonte do sistema E-Ouv, um portal de ouvidoria já utilizado por mais de 130 órgãos federais, estados e municipais, entre eles a Previc.

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Elíbio Estrela (gerente de Auditoria), Antonio Augusto (diretor de Administração), Lore Manica Ribeiro (responsável pela Ouvidoria
FUNCEF), Carlos Vieira (Presidente), Wagner Rosário (Ministro da Transparência) e Délvio de Brito (Diretor de Benefícios)

O termo de adesão foi assinado pelo presidente da FUNCEF, Carlos Vieira, e o ministro da Transparência, Wagner Rosário. Também representaram a Fundação na cerimônia Délvio de Brito (diretor de Benefícios), Antonio Augusto (diretor de Administração), João Maceno Gomes (diretor substituto de Planejamento e Controladoria), Lore Manica Ribeiro (responsável pela Ouvidoria), Aubiérgio Barros (secretário-geral) e Elíbio Estrela (gerente de Auditoria). 

“Neste processo de construção de uma nova governança, uma ouvidoria forte é muito importante. Resolvemos buscar um modelo de gestão para a ouvidoria que trouxesse independência e ferramentas necessárias”, afirmou Vieira.

Para o ministro Wagner Rosário, a Fundação deu um passo importante rumo às boas práticas internacionais de atendimento. “A FUNCEF está implementando um programa de conformidade, o que exige um trabalho de implantação uma ouvidoria forte”, disse.

Sistema E-OUV

Com a customização do sistema E-Ouv às suas necessidades, a FUNCEF irá criar um portal exclusivo de ouvidoria, capaz de garantir o caráter de confidencialidade das informações ali disponíveis. O sistema atende a recomendação feita por auditoria do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

Para o participante da Fundação, há um ganho em relação ao controle de prazos e facilidade de uso. “A maior facilidade é a desburocratização. O cidadão faz a manifestação sem nenhum elemento obrigatório ou que possa impossibilitá-lo de ter acesso à sua participação e controle social”, observou o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller.

A ouvidora-chefe da Previc, Nádia Souza, por sua vez, ressaltou que os ganhos com o novo sistema vão além de maior controle e prazos.  “A iniciativa em adotar este sistema sinaliza que a FUNCEF quer atender seu participante de forma mais transparente.”

Fortalecimento das Ouvidorias

Coordenado e implementado pelo Ministério da Transparência em dezembro de 2015, o Profort prevê uma série de compromissos por parte da FUNCEF. “Esse programa possibilita que órgãos e empresas que fizerem a adesão pensem no modelo de ouvidoria daqui para frente e formas de atuação em rede para melhorar a participação e controle sociais”, afirmou o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller.

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Termo de adesão foi assinado no gabinete do ministro nesta quinta-feira (22/6), em Brasília

 

Compromisso assumido pela FUNCEF

- Debater temas de interesse das ouvidorias e traçar estratégias conjuntas de atuação;

- Comparecer a reuniões periódicas da Rede de Ouvidorias;

- Prestar informações à Ouvidoria-Geral da União a respeito dos seus dirigentes, ouvidores e outros agentes públicos responsáveis pelas atividades de ouvidoria, bem como atualizar tais informações, quando necessário;

- Fomentar a criação de redes de ouvidorias com os órgãos e entidades sob sua jurisdição. 

Comunicação Social da FUNCEF