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Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Ouvidoria
Plataforma permite manifestação anônima
01 de Agosto de 2017
A Ouvidoria da FUNCEF está de cara nova a partir desta terça-feira (1º). O portal da área foi totalmente remodelado e estreia com o sistema e-OUV, plataforma digital usado pelos 130 órgãos do Governo Federal, estados e municípios.
Para a responsável pela Ouvidoria da Fundação, Lore Mânica Ribeiro, essa é uma ferramenta importante que contribui para alcançar o propósito da área: “Ser um dos canais institucionais da entidade que acolhe, ouve, encaminha e responde à comunidade de participantes promovendo a melhoria contínua de processos, a prevenção de reclamações e contribuindo com a comunicação adequada e a promoção da transparência”.
Para registrar sua manifestação à Ouvidoria, o participante, assistido ou empregado da FUNCEF deve acessar a aba de Contato e clicar em Ouvidoria, abrindo a página do e-OUV, onde deve, preferencialmente, se cadastrar. Na plataforma também há a possibilidade de se manifestar de modo anônimo.
Concluído o cadastro, é só registrar sua manifestação. O portal dá cinco opções de registro: denúncia, reclamação, crítica, sugestão e elogio. O cadastro garante o acesso ao histórico das manifestações do usuário, facilitando o acompanhamento delas.
Se o participante fizer uma denúncia, ele pode optar por se identificar com acesso a seus dados pessoais ou ainda se identificar sem permitir acesso às suas informações. Somente as manifestações identificadas podem ser acompanhadas no portal. Não há esta opção para as manifestações anônimas.
Ao decidir por uma reclamação, o usuário, depois de completar o cadastro no e-OUV, deve selecionar o assunto para a demanda. As opções são ouvidoria interna, meu benefício, meu (s) empréstimo (s), meus dados, meu patrimônio e minha previdência. Há, ainda, opção outros para os assuntos não contemplados nas opções anteriores.
Em caso de dúvida, o reclamante pode acessar a aba de perguntas frequentes do portal. Entre outras questões, ela esclarece todos os trâmites e prazos para as respostas às manifestações.
FUNCEF é pioneira nos fundos de pensão
Em junho passado, a Fundação se tornou o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Por meio do programa, o ministério cedeu à FUNCEF, sem custo, o código-fonte do sistema E-Ouv.
O novo portal da Ouvidoria mantém o caráter de confidencialidade das informações registradas, ampliando a segurança aos usuários. Para os participantes, há um ganho em relação ao controle de prazos e facilidade de uso. Para a ouvidoria, o sistema representa eficiência.
O ponto de partida para o redesenho do Portal da Ouvidoria da FUNCEF foram as recomendações feitas em relatórios de auditoria interna e da Patrocinadora e o trabalho de consultoria realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em 2014.
Comunicação Social da FUNCEF