Encontros tratam de déficit e investimentos

Pronta para informar acerca do déficit, políticas de investimentos, governança e conjuntura, a FUNCEF se colocou à disposição de entidades representativas para responder a dúvidas sobre esses temas. Na última quinta-feira (22), Maurício Marcellini, Diretor de Investimentos da Fundação, e Geraldo Aparecido da Silva, secretário-geral da Presidência, estiveram em Goiânia (GO) para um encontro com participantes. O evento, com público de aproximadamente 80 pessoas, foi organizado pela Associação do Pessoal da Caixa (Apcef/GO) e aconteceu no Edifício Sede da Caixa.

Abrindo a apresentação, o diretor de Investimentos esclareceu que a Fundação enfrenta uma situação conjuntural, mas está longe da insolvência, ou seja, a FUNCEF tem plena capacidade de pagar os benefícios aos participantes.

Os temas abordados no evento envolveram processos de investimentos, cenário econômico, estratégias para os próximos anos, resultados nos últimos 10 anos e a origem do déficit.

Quando questionado sobre o processo dos investimentos, Maurício explicou que todos são analisados com um elevado padrão de governança e que favorecem a relação risco versus retorno dos ativos.


Diretor de Investimentos da FUNCEF, Maurício Marcellini, em diálogo com participantes em Goiânia (GO).

Sobre déficit, Maurício lembrou que nos últimos dez anos a FUNCEF teve uma rentabilidade de 325,8% contra 193,4% de meta atuarial. Com essa rentabilidade foi possível ajustar o passivo da Fundação, sem que houvesse contribuição adicional dos participantes.

Para o presidente da APCEF/GO, Francisco de Assis Cardoso Filho, a palestra “foi uma oportunidade de esclarecer aos integrantes da FUNCEF sobre a situação atual e real da Fundação e seus planos de benefícios”.

FUNCEF na Bahia – Na sexta-feira, dia 23, o presidente da FUNCEF, Carlos Alberto Caser, esteve em Salvador para mais um encontro com participantes, organizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.

O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, lembrou no início das discussões que a saúde financeira da Fundação tem gerado muitas dúvidas e considerou a reunião como “importante para esclarecer e desfazer boatos”.

Em sua exposição, Carlos Caser apresentou os resultados da Fundação nos últimos exercícios e explicou as dificuldades enfrentadas nos investimentos em renda variável com a crise econômica global surgida em 2008, em especial o investimento que foi feito na mineradora Vale em 1997 e que, por força de acordo de acionistas, deverá ser mantido até 2017. O presidente da Fundação falou ainda de equacionamento do déficit nos planos de benefícios e das políticas de investimentos para o próximo período, entre outros assuntos.


Presidente da FUNCEF, Carlos Caser, fala aos participantes da Bahia, em Salvador.

Para a participante Gladys Oliveira, “reunião como essa nos situa do que está acontecendo de verdade”. Segundo ela, “saber da situação da FUNCEF pela mídia não é suficiente”.

A importância do encontro para a “desmistificação de informações que têm circulado sobre a FUNCEF” foi enfatizada também pelo Superintendente Regional da Caixa, Luiz Antonio de Souza.

O presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, destacou em sua intervenção a importância da Caixa para a economia brasileira.

Mais encontros

FUNCEF no Piauí

Na última quinta-feira (22), o consultor especial da Presidência, Mauro Rodrigues Uchoa, esteve em Teresina (PI), para uma explanação sobre os resultados da FUNCEF, consolidados até novembro de 2014. O objetivo do encontro foi aprofundar informações e esclarecer as dúvidas dos bancários da região. A atividade, organizada pelo Sindicato dos Bancários do Piauí, fez parte da programação em comemoração ao Dia do Aposentado.

Aproximadamente 40 pessoas estiveram presentes na apresentação que contemplou os números frente à dificuldade econômica, principalmente no mercado de renda variável. Segundo Mauro, as informações foram passadas com transparência e franqueza. “A conversa olho no olho tem ótimo resultado”, explica.

Na ocasião, o consultor entregou ao participante Antônio Rodrigues de Sousa um certificado da FUNCEF em homenagem ao Dia do Aposentado.

FUNCEF no Espírito Santo

Os esclarecimentos sobre o momento atual da FUNCEF foram levados aos participantes de Vitória (ES) pelo gerente de Contabilidade e Programação Econômico-Financeira, José Lino Fontana, no sábado, dia 24, durante evento de comemoração do Dia do Aposentado, organizado pela Associação do Pessoal da Caixa (Apcef/ES) e pela Associação dos Economiários Aposentados (AEA/ES).


O gerente de Contabilidade e Programação Econômico-Financeira da FUNCEF, José Lino Fontana, na Apcef/ES

As discussões sobre a Fundação foram acompanhadas por cerca de 150 participantes.

José Lino abordou as causas dos déficits nos planos de benefícios, com foco nos impactos da crise econômica nos investimentos em renda variável, destacou os investimentos feitos em medidas prudenciais e estruturantes dos planos de benefícios e lembrou as revisões de benefícios com incorporação definitiva dos índices. Ressaltou ainda a perspectiva de longo prazo na gestão dos recursos dos planos de benefícios.

Sobre o equacionamento de déficit, o gestor da Fundação informou que os cálculos atuariais ainda estão sendo feitos e levarão em conta diversos fatores, entre os quais a obrigação da patrocinadora de cobrir 50% do resultado deficitário. A FUNCEF constitui grupo de trabalho (GT) para elaboração do plano de equacionamento.

Para o presidente da Apcef (ES), Titony Barcellos Passos, os esclarecimentos que estão sendo prestados “ajudam a entender o que de fato está acontecendo com a Fundação e a afastar boatos alarmistas”.

A presidente da AEA (ES), Nilzete Ceruti Quintanilha, também classificou as informações que estão sendo levadas aos participantes como “esclarecedoras”.

Leia mais

Presidente da FUNCEF com participantes

FUNCEF se reúne com gestores

Comunicação Social da FUNCEF