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Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Ouvidoria
Ferramenta faz parte do Programa de Integridade da Fundação e garante proteção ao denunciante de boa-fé e isenção ao processo
24 de junho de 2022
iStock.com
A FUNCEF lançou o guia Canal de Denúncia e proteção ao denunciante de boa-fé, que responde às dúvidas mais comuns dos participantes sobre o uso do Canal de Denúncias, o anonimato oferecido aos denunciantes e melhores práticas de governança adotadas pela Ouvidoria da Fundação.
A iniciativa é a mais recente no âmbito do Programa de Integridade da FUNCEF. Criado em setembro do ano passado, esse programa reúne as principais diretrizes e regras da Fundação para mitigar o risco de empregados ou terceiros incorrerem em eventual ato de corrupção.
Lançado no início de 2021, o Canal de Denúncias é uma ferramenta essencial para identificar, responsabilizar e corrigir eventuais desvios ou quebra de integridade.
A Ouvidoria da FUNCEF é a responsável pela sua gestão, mas a plataforma funciona em ambiente externo à Fundação, o que garante sigilo e confidencialidade. O relato é inicialmente recebido e analisado por empresa especializada, independente e imparcial, e enviado à Fundação para que seja conduzida a apuração.
O sistema garante a interação com o denunciante sem a necessidade de qualquer identificação, inclusive para o acompanhamento dos protocolos.
Para registrar denúncia, acesse o link na página da FUNCEF ou digite no seu navegador o endereço https://www.contatoseguro.com.br/funcef. A ferramenta garante proteção ao denunciante, por ser um canal seguro, amparado pelos normativos internos e respaldado pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
O Canal de Denúncias aceita manifestações sobre fraude, corrupção, assédio moral ou sexual, discriminação, nepotismo e decisão temerária, entre outros assuntos. Reclamações e demais manifestações permanecem sendo tratadas pela Central de Relacionamento e pela Ouvidoria da FUNCEF.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E BAIXAR O GUIA CANAL DE DENÚNCIA
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O que é o Canal de Denúncias?
É uma ferramenta desenvolvida por empresa especializada e independente, em conformidade com as melhores práticas de mercado. O Canal de Denúncias garante anonimato e sigilo absolutos para que o denunciante possa fazer um relato de forma segura, mesmo quando prefere se identificar.
A tramitação de informações e documentos é realizada integralmente na ferramenta, garantindo mais sigilo ao processo de apuração.
Ter um Canal de Denúncias externo e independente traz ganhos para a FUNCEF, uma vez que assegura o anonimato, a transparência e gera a confiança necessária para que as denúncias sejam relatadas, contribuindo para a mitigação de ilicitudes e fortalecimento da integridade.
Que tipo de manifestação posso fazer no Canal de Denúncias?
O Canal de Denúncia da FUNCEF é exclusivo para registro de denúncias de fraude e corrupção, violência no trabalho, violação de Políticas, Código de Conduta e Ética ou Legislação, dentre outras irregularidades relacionadas à Fundação.
Elogios, sugestões, solicitações e reclamações devem ser encaminhadas ao canal específico de registro da Ouvidoria, que recebe demandas recursais, acessado via site FUNCEF.
Como posso usar o Canal de Denúncias?
Pela página da FUNCEF ou pelo endereço www.contatoseguro.com.br/funcef. Neste sistema on-line, o denunciante, anônimo ou não, deve preencher o formulário para registrar a manifestação.
Outro meio que também pode ser utilizado é o 0800 900 9993 (ligação gratuita) para receber o atendimento de uma equipe especializada, 24 horas por dia, sete dias da semana.
O que é uma denúncia para a FUNCEF?
É um registro que aponte violação de norma interna, leis ou normativos de órgão regulador, atribuída a integrante do quadro funcional, na execução de suas atividades laborais, ou a prestadores de serviços contratados pela FUNCEF, e que possam causar danos à Fundação ou ao patrimônio por ela administrado.
O que é preciso para realizar um relato de denúncia?
Para formular uma denúncia é necessário relatar elementos mínimos como:
• Autoria: identificação do denunciado;
• Fundamentação: descrição da conduta supostamente antiética e/ou do fato irregular, com a máxima riqueza de detalhes possível;
• Materialidade: compreende a apresentação dos elementos de prova ou onde consegui-los.
O que o Canal de Denúncia não trata?
• Reclamações, solicitações, sugestões e elogios, que devem ser enviados para o sistema de tratamento de manifestações da Ouvidoria no site da FUNCEF, clicando em Cadastrar Manifestação;
• Não há tratamento para demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo;
• Não são prestadas informações sobre o andamento de processos judiciais.
Como fazer uma denúncia anônima?
Acesse o Canal de Denúncias pela página da FUNCEF ou digitando o endereço https://www.contatoseguro.com.br/funcef.
O formulário perguntará se o denunciante quer se identificar. Em caso negativo, deve ser utilizada a alternativa “não”. Assim, o anonimato fica garantido. Depois, basta preencher os campos solicitados com a máxima riqueza de detalhes possível.
É imprescindível guardar o número do protocolo, fornecido apenas à pessoa que denuncia, não sendo possível recuperá-lo, o que garante que apenas o denunciante terá acesso ao seu registro. Caso não anote ou perca o protocolo informado, será necessário realizar novo protocolo para fazer o acompanhamento.
Como a FUNCEF garante que denúncias sejam tratadas de forma isenta?
Para garantir a isenção no processo de tratamento da denúncia, seja ela interna ou externa, a FUNCEF instituiu, por meio de normativo gerencial, o Comitê de Encaminhamento de Denúncia (CED), vinculado ao Conselho Deliberativo.
Compete ao CED a confirmação de admissibilidade, ou seja, se a denúncia apresenta dado, informação, documento e/ou prova que possa ser checada, sem levantar suspeitas infundadas, gerar exposição de pessoas, difamar, incitar pré-julgamentos morais ou pessoais a respeito de situações ou condutas, mantendo a devida confidencialidade.
No caso de admissão da denúncia pelo CED, o processo de apuração seguirá o rito estabelecido em normativos internos que fundamentam apuração de responsabilidade.
Comunicação Social da FUNCEF