Logo funcef

Sobre a FUNCEF

Terceiro maior fundo de pensão do país, com R$ 66 bilhões em ativos e 135 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da CAIXA. Tem entre seus valores a transparência, ética, gestão participativa, equidade, profissionalismo, comprometimento e sustentabilidade.

O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.

Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.

A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.

 


 

Estrutura administrativa

CONSELHO DELIBERATIVO
Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.

Regimento Interno do Conselho Deliberativo

CONSELHO FISCAL
Órgão de controle interno da FUNCEF, a ele cabe emitir juízo de adequação formal dos atos de gestão administrativa e econômico-financeira, com o objetivo de verificar a observância, em cada caso, da legislação e das demais normas aplicáveis à entidade. É responsável pelo exame de contas, livros e registros. Emite pareceres sobre balanços, contas, atos econômico-financeiros e demonstrativos. Examina o cumprimento, por parte da administração, de seus deveres legais e estatutários. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto. O mesmo se aplica aos membros suplentes.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com três diretores indicados pela patrocinadora e três eleitos pelo voto direto.

 


 

MISSÃO

Garantir o pagamento de benefícios aos participantes e assistidos, de forma sustentável, eficiente e justa, contribuindo para sua qualidade de vida.

VISÃO

Ser reconhecida pela excelência na administração de planos de benefícios.

VALORES

TRANSPARÊNCIA
Em nossos relacionamentos trabalhamos com transparência.

ÉTICA
Agimos sempre pautados pela ética.

GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalhamos pautados pela gestão compartilhada e participativa.

EQUIDADE
Respeitamos as diferenças entre indivíduos.

PROFISSIONALISMO
Somos profissionais no que fazemos.

COMPROMETIMENTO
Desenvolvemos nosso trabalho com compromisso e lealdade.

SUSTENTABILIDADE
Observamos e respeitamos questões ambientais e sociais

 


 

 

DIRETORIAS E CONSELHOS

Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Agenda do Presidente


RENATO VILLELA

Diretor-Presidente

Agenda do presidente em janeiro

Segunda-feira (13/1)

15h – Despachos COSOC

17h – Reunião com diretor de Planejamento e Controladoria, Max Mauran

Terça-feira (14/1)

9h – Reunião sobre a PEF 2020

14h30 – Reunião com a gerente de Auditoria da FUNCEF, Raildy Martins

Quarta-feira (15/1)

10h – Reunião de Diretoria Executiva

Quinta-feira (16/1)

10h – Produção de fotos para o acervo da COSOC

17h30 – Reunião de alinhamento da Comunicação da FUNCEF e CAIXA - Brasília (DF)

Sexta-feira (17/1)

9h30 – Reunião com o presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF, André Nunes

14h30 – Reunião sobre a PEF 2020

COMITÊS DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO

Comitê de Investimentos

Comitê de Benefícios

Comitê de Ética

Comitê de Auditoria

Código Stewardship

Stewardship

Conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais responsáveis por administrar recursos de terceiros

Pró-Equidade de Gênero e Raça

logo_pro_equidade.png

Saiba mais sobre o programa Pró-equidade na FUNCEF