FUNCEFFUNCEF

ACESSIBILIDADE

Quem somos

imagem_001_quemsomos.jpg

A FUNCEF - Fundação dos Economiários Federais - é o terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina. Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira, foi criada com base na Lei nº 6.435, de 15 de julho de 1977, com o objetivo de administrar o plano de previdência complementar dos empregados da CAIXA. Hoje tem patrimônio ativo total superior a R$ 56 bilhões e aproximadamente 137 mil participantes.

A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão, a exemplo do Código de Conduta Corporativa e do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa. Seus recursos são investidos em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e, como aplica seus recursos no país, a FUNCEF, como investidor institucional, tem papel ativo no desenvolvimento nacional.

A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.

Selo Stewardship

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

MISSÃO

"Administrar, com excelência, planos de benefícios para promover segurança e qualidade de vida aos participantes."

CONSELHO DELIBERATIVO - órgão máximo da estrutura organizacional da FUNCEF. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios. Também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres. Formado por seis membros - três indicados pela Patrocinadora e três pelos participantes - tem como presidente o conselheiro Joaquim Lima de Oliveira, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa e representante da Patrocinadora.

VISÃO

“Ser reconhecida pelo alto grau de satisfação dos integrantes dos planos de benefícios."

CONSELHO FISCAL - responsável pelo exame de contas, livros e registros. Emite pareceres sobre balanços, contas, atos econômico-financeiros e demonstrativos. Examina o cumprimento, por parte da administração, de seus deveres legais e estatutários. Composto por quatro membros, tem como presidente o conselheiro Jairo Dantas, representante dos participantes.

DIRETORIA EXECUTIVA - tem como missão executar os atos provenientes do Conselho Deliberativo e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados.

ORGANOGRAMA DA FUNCEF

VALORES

TRANSPARÊNCIA

A transparência é valor fundamental para transmitirmos confiança e credibilidade em nossos relacionamentos. Praticamos esse valor nas relações com participantes e assistidos, com as patrocinadoras, com parceiros e fornecedores, órgãos reguladores, entidades representativas e também nas relações internas. Para nós, ser transparente implica tomar a iniciativa de repassar tempestivamente aos interessados informações pertinentes à Fundação, com clareza e objetividade. É também permitir o acesso contínuo a essas informações e se colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

ÉTICA

Ética é o valor que nos remete à prática de ações e aos princípios definidos em nosso Código de Conduta Corporativa, que viabilizam o cumprimento de nossa Missão.

GESTÃO PARTICIPATIVA

É valor fundamental consagrado no Estatuto, garantindo a gestão compartilhada. Adotamos a prática de manter instâncias e fóruns que permitam a participação, direta ou indireta, dos integrantes e colaboradores da Fundação, considerando a diversidade de interesses e de opiniões para fundamentarmos nossos projetos e decisões.

EQUIDADE

O princípio da Equidade é baseado no reconhecimento da existência de diferentes indivíduos e grupos, com necessidades e características específicas. Em nossa atuação, respeitamos essas diferenças e adotamos medidas que proporcionem o tratamento adequado desses grupos. Também é nosso princípio assegurar a igualdade de oportunidades aos nossos colaboradores.

PROFISSIONALISMO

Profissionalismo é conjugar competência, dedicação, desenvolvimento, bem como atuar com respeito e cooperação, mantendo visão sistêmica da organização. É também fundamental o respeito às regras, aos regulamentos e à legislação.

COMPROMETIMENTO

Para atingirmos a excelência descrita em nossa Missão, se faz necessário que os colaboradores da Fundação comprometam-se com a realização de seus trabalhos, com seus princípios e valores, visando fortalecer a Instituição para garantir aos participantes o pagamento dos seus benefícios.

SUSTENTABILIDADE

A consciência da necessária preocupação com as questões de preservação e sustentação do negócio, da empresa e do meio ambiente, deve ser incorporada por todos e orientar as ações pessoais e funcionais, do dia a dia.


Imprimir

Balancete e RIC de novembro de 2016

Documentos apresentam os principais fatos contábeis da Fundação

MAIS NOTÍCIAS