FUNCEFFUNCEF

ACESSIBILIDADE

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Construindo igualdade de direitos

equidade2_edt.jpg

Você conhece o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da FUNCEF?

Sua função é propor ações que promovam a igualdade de gênero e raça dentro da FUNCEF. Ele é composto por 14 membros, sete titulares e sete suplentes, podendo ainda participar membros convidados, limitado a dois. Participam do Comitê empregados da FUNCEF indicados pelas diretorias e pela Ouvidoria. O objetivo principal do Comitê é identificar, compreender e fazer gestão de processos que contribuam com a igualdade de direitos, além de colaborar com a disseminação de novas concepções na gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a igualdade racial e o combate à discriminação entre mulheres e homens na Fundação.

Metas e planejamento: o Comitê em busca da excelência

selo_pro-equidade_5_ed.png

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). O programa tem o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Programa foi criado em 2005. As empresas participantes, que cumprirem o Plano de Ação recebem o Selo Pró-Equidade que é uma premiação de reconhecimento ao compromisso das empresas no combate à discriminação e na promoção da igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

Histórico de melhorias e reconhecimento

O Programa Pró-Equidade está na 6ª Edição. A FUNCEF participou das três últimas e conseguiu com êxito o cumprimento do Plano de Ação e, consequentemente, o recebimento do Selo Pró-Equidade.

Cada edição do Programa dura em média 02 anos, prazo no qual as empresas se dedicam a elaboração e execução do Plano de Ação. Neste período ocorrem também as etapas de adesão às novas edições do Programa e o monitoramento feito pela SPM e as cerimonias de entrega do Selo às empresas.

equidade1_edt.jpg

Quem Participa do Programa?

  • Empresas públicas e privadas, de médio e grande porte, com personalidade jurídica.

  • Assim como a Caixa Econômica Federal, a FUNCEF é signatária do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, sendo que Fundação participa desde 2009, quando o Programa foi ampliado e passou a receber empresas privadas.

  • Em novembro de 2017, o Programa contava com 121 empresas inscritas, entre públicas e privadas.

  • A FUNCEF integra o Fórum de Equidade dos Fundos de Pensão, formado pelos maiores fundos de pensão brasileiros, como Petros e PREVI. A troca de experiência entre instituições do mesmo segmento promove a integração das ações entre os fundos e a melhoria de resultado no trabalho desempenhado.

O Plano de Ação do Comitê da FUNCEF:

equidade4_edt.jpg

O Plano de Ação define indicadores quantitativos e qualitativos que são aprovados pela Diretoria Executiva e conhecidos pelo Conselho Deliberativo.

Os indicadores são construídos considerando os recortes de gênero e raça, tendo sido ampliado para atender questões relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência e combate às discriminações por dogma, identidade de gênero e orientação sexual.

O Plano de Ação é proposto pelo Comitê, que leva em conta dois eixos essenciais: a cultura organizacional e gestão de pessoas, buscando alcançar os seguintes objetivos:

· Promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente corporativo, considerando a diversidade de gênero, raça, sexualidade e a inserção da pessoa com deficiência;

· Definir estratégias para a superação do preconceito e práticas discriminatórias no ambiente corporativo;

· Propor temáticas para se discutir com os Integrantes do Quadro Funcional práticas reflexivas referentes às implicações do preconceito no processo produtivo; e

· Cconscientizar e incentivar gestoras e gestores em relação à promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres na Fundação.

equidade3_edt.jpg

VOCÊ SABIA?
 As realizações do Comitê ao longo de sua história

Campanha de autodeclaração de raça/cor — Criada para promover a reflexão dos Integrantes do Quadro Funcional sobre a importância da correta identificação de raça e cor, atualizando a ficha dos participantes da ação.

Concurso Cultural — Com o tema “Respeito às Diferenças”, o concurso recebeu contos, fotos e poesias com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância de combater quaisquer formas de discriminação, sejam de raça, gênero, orientação sexual ou cultura.

Primeira e Segunda Edição do Café com Equidade — O Café com Equidade é um programa de debates e palestras sempre com convidados interessantes discutindo a temática da igualdade de direitos no ambiente profissional.

Cartilha Sobre Equidade — A cartilha aborda de forma objetiva e divertida conceitos relacionados à equidade e respeito às diferenças.

Estudo Técnico sobre a Viabilidade de Criação de Ouvidoria Interna — O Comitê elaborou relatório integrante da documentação que levou à implantação da Ouvidoria Interna da FUNCEF. (RE Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça 001/14).

Reconhecimento de gênero — Uma proposta do Comitê possibilitou um papel pioneiro à FUNCEF no respeito à diversidade de gênero: a adoção de linguagem inclusiva nos crachás e contracheques. A iniciativa inovadora rendeu à FUNCEF um elogio formal da Caixa Econômica Federal.

Comitê ao alcance dos Integrantes do Quadro Funcional da FUNCEF:

Como contatar?

Inicialmente o Comitê foi pensado para atender ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Posteriormente, com o trabalho realizado pelos membros, o Comitê foi ampliando suas ações e estratégias e hoje representa um espaço de diálogo para ampliar a interação entre os Integrantes do Quadro Funcional e a instituição. O contato com o Comitê pode ser efetivado pelo e-mail: cpegr@funcef.com.br.

Saiba sobre os planos de equacionamento

Informações do REG/Replan Saldado e Não Saldado

MAIS NOTÍCIAS