FUNCEFFUNCEF

ACESSIBILIDADE

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Construindo igualdade de direitos

selo_pro-equidade_5_ed.png

Você conhece o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da FUNCEF?

Sua função é propor ações que promovam a igualdade de gênero e raça dentro da FUNCEF. Ele é composto por 14 membros, sete titulares e sete suplentes, podendo ainda participar membros convidados, limitado a dois. Participam do Comitê empregados da FUNCEF indicados pelas diretorias e pela Ouvidoria. O objetivo principal do Comitê é identificar, compreender e fazer gestão de processos que contribuam com a igualdade de direitos, além de colaborar com a disseminação de novas concepções na gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a igualdade racial e o combate à discriminação entre mulheres e homens na Fundação.

Metas e planejamento: o Comitê em busca da excelência

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). O programa tem o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Programa foi criado em 2005. As empresas participantes, que cumprirem o Plano de Ação recebem o Selo Pró-Equidade que é uma premiação de reconhecimento ao compromisso das empresas no combate à discriminação e na promoção da igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

Histórico de melhorias e reconhecimento

O Programa Pró-Equidade está na 6ª Edição. A FUNCEF participou das três últimas e conseguiu com êxito o cumprimento do Plano de Ação e, consequentemente, o recebimento do Selo Pró-Equidade.

Cada edição do Programa dura em média 02 anos, prazo no qual as empresas se dedicam a elaboração e execução do Plano de Ação. Neste período ocorrem também as etapas de adesão às novas edições do Programa e o monitoramento feito pela SPM e as cerimonias de entrega do Selo às empresas.

Quem Participa do Programa?

  • Empresas públicas e privadas, de médio e grande porte, com personalidade jurídica.

  • Assim como a Caixa Econômica Federal, a FUNCEF é signatária do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, sendo que Fundação participa desde 2009, quando o Programa foi ampliado e passou a receber empresas privadas.

  • Em novembro de 2017, o Programa contava com 121 empresas inscritas, entre públicas e privadas.

A FUNCEF integra o Fórum de Equidade dos Fundos de Pensão, formado pelos maiores fundos de pensão brasileiros, como Petros e PREVI. A troca de experiência entre instituições do mesmo segmento promove a integração das ações entre os fundos e a melhoria de resultado no trabalho desempenhado.

Saiba sobre os planos de equacionamento

Informações do REG/Replan Saldado e Não Saldado

MAIS NOTÍCIAS