A FUNCEF comemora nesta quarta-feira (1º/8) um ano da implantação do e-OUV para receber as críticas, sugestões, elogios e reclamações dos participantes. O sistema, cedido pela CGU, permitiu o recebimento de 1.132 manifestações nos últimos 365 dias e tornou mais ágil o relacionamento com aqueles que procuraram o atendimento recursal da Fundação.
A Ouvidoria da FUNCEF foi uma conquista dos participantes, criada em 2011, como instância recursal, com o propósito de acolher, ouvir, encaminhar e responder, tornando-se mais um canal de interação com a Fundação.
O atendimento ao participante é feito por meio canais sob o comando da Gerência de Relacionamento e Atendimento (GERAT): o Fale Conosco no site ou aplicativo, a Central de Relacionamento (0800 706 9000) e o atendimento presencial no Espaço FUNCEF e nas representações regionais.
Das 1.132 manifestações recebidas pela Ouvidoria da FUNCEF neste primeiro ano por meio do e-OUV, 953 (84,18% do total) foram respondidas, dentro do prazo de 10 dias para resposta e retorno ao participante. Foram elogios, sugestões, críticas, denúncias e reclamações.
O presidente da FUNCEF, Carlos Vieira, diz que a contribuição da Ouvidoria para a Fundação vai além dos números. “A Ouvidoria subsidia a Fundação com informações para a melhoria dos processos na prevenção de reclamações e contribui na comunicação e na interação com os participantes”, afirma Vieira.
O presidente do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima, destaca o caráter pioneiro da FUNCEF, o primeiro fundo a usar o sistema do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). “O sistema, o mesmo utilizado pela CGU e pela PREVIC, além de ser isento e intuitivo, permite o anonimato, como fixam as melhores práticas anticorrupção”, ressalta Lima.
Ao receber a manifestação, a Ouvidoria consulta a área apontada pelo participante, avalia o retorno e responde diretamente a ele. Tudo é feito em até dez dias. Só não há resposta para manifestações anônimas, que também são apuradas na FUNCEF.
Veja, a seguir, como é fácil registrar sua manifestação:
- Acesse a aba de contato do Portal da FUNCEF e clique em Ouvidoria.

- Cadastre-se se para fazer sua manifestação e obter retorno dela. Se preferir o anonimato, siga para próxima tela.

- Escolha a manifestação que deseja realizar entre as opções de denúncia, reclamação, crítica, sugestão e elogio.

- Se for uma reclamação, por exemplo, informe o assunto e clique em avançar. Meu benefício, por exemplo.

- Se já tiver logado, siga adiante. Se preferir não se identificar, marque esta opção. As manifestações anônimas não terão resposta, mas serão apuradas na FUNCEF.
-
Escreva sua manifestação e clique em concluir. Será gerado número de protocolo com o qual poderá acompanhar o andamento.

Comunicação Social da FUNCEF
Leia mais

