Como autorizar débito automático para os empréstimos da FUNCEF

Pedido deve ser feito no Autoatendimento pelo site ou app

Empréstimo -
28/05/2021

Desde outubro de 2020, as operações de concessão e novação de empréstimos FUNCEF precisam de autorização prévia para débito automático das parcelas mensais (prestação e FGQC) na conta bancária mantida na CAIXA, de titularidade do (a) mutuário (a).

Os participantes devem ter a opção de autorização de débito atendida pela CAIXA para a conta bancária preferencial, cadastrada na FUNCEF, onde o valor será provisionado. O processo de solicitação da autorização de débito é feito exclusivamente pelo Autoatendimento FUNCEF em até quatro dias úteis. Não há necessidade de confirmação no Internet Banking CAIXA.

Como autorizar o débito automático para novas concessões de empréstimos

Os participantes habilitados para novas contratações de empréstimos, conforme regras dispostas no Regulamento de Empréstimos na modalidade CredPlan, deverão acessar o Autoatendimento e solicitar a autorização no ambiente de simulação e concessão de empréstimos. Se a conta bancária já possuir a autorização de débito na FUNCEF, a opção Contratar estará habilitada.

O passo a passo para autorização antes da concessão está disponível aqui.

Como autorizar o débito automático após alteração de conta bancária e durante a vigência do contrato

Os participantes podem solicitar, a qualquer momento, a inclusão ou alteração da conta bancária mantida na CAIXA para débito das parcelas (prestação e FGQC), por meio dos Canais de Relacionamento e Atendimento da FUNCEF. O pedido pode ser feito em toda vigência do contrato.

Após a confirmação da alteração da conta bancária nos contratos, o participante deverá solicitar autorização de débito bancário no Autoatendimento FUNCEF.

O pedido de autorização de débito será direcionado à CAIXA em até dois dias úteis e retornará à FUNCEF em até dois dias úteis após o envio ao banco com a indicação da autorização de débito em conta ou da rejeição, caso haja restrições ou inconsistência nos dados bancários. O status da solicitação poderá ser acompanhado através do Autoatendimento, conforme passo a passo abaixo.

Caso o débito da parcela de empréstimo (prestação e FGQC) não ocorra na conta alterada no contrato do participante devido à ausência de autorização, após o vencimento, a respectiva parcela será considerada inadimplente e terá a incidência dos encargos previstos no contrato.

Passo a passo para realizar a autorização

1 – O mutuário deverá acessar o Autoatendimento FUNCEF no site ou no aplicativo, utilizando login (CPF) e senha pessoal e intransferível.

imagem 001debito.jpg

2 – Em seguida, deve acessar o menu Empréstimos e financiamento habitacional > Plano de benefícios > Solicitação autorização débito.

imagem 002debito.jpg

3 – Na tela Solicitação de autorização de débito, o sistema irá demonstrar todas as contas bancárias mantidas na Caixa e cadastradas na FUNCEF. O participante deverá verificar a conta preferencial indicada no(s) contrato(s) de empréstimo(s) para débito das parcelas (prestação e FGQC), marcada com asterisco. Caso queira, poderá solicitar a autorização de débito para as demais contas, de forma a antecipar uma futura alteração na conta preferencial.

Logo abaixo da tabela “Contas Caixa”, há uma legenda para a situação de cada conta bancária, identificando se a respectiva conta está autorizada para débito de empréstimos, se aguarda retorno da CAIXA quanto à solicitação ou se foi rejeitada pelo próprio mutuário ou pela CAIXA.

imagem003debito.jpg

4 – Ao clicar na situação com sinal que indica “Solicitar autorização de débito”, o sistema apresentará um Aviso indicando que a respectiva conta será direcionada à CAIXA e, assim, será incluída no cadastro de optantes para autorização de débito de empréstimos na FUNCEF.

imagem 004debito.jpg

Após realizar a solicitação de autorização de débitos de empréstimos FUNCEF, não será necessária a confirmação no Internet Banking CAIXA.O status da solicitação poderá ser acompanhado através da mesma tela durante o prazo para retorno da CAIXA, de até quatro dias úteis.

imagem 005debito.jpg

5 – Feita a solicitação, após quatro dias úteis, o mutuário deverá acessar novamente o Autoatendimento e confirmar a se a conta bancária indicada no contrato para débito das parcelas mensais (prestação e FGQC) de empréstimos FUNCEF está autorizada para as novas cobranças. A autorização de débito na respectiva conta irá refletir nas parcelas seguintes.

imagem 006debito.jpg

Caso não conste a autorização, o participante deverá verificar os dados informados para a conta ou entrar em contato com a CAIXA para averiguar o motivo pelo qual a conta não foi autorizada para débito. Por fim, deverá realizar contato novamente com a FUNCEF para regularização do cadastro da conta.

imagem 007debito.jpg

Em caso de dúvida, entre em contato com a FUNCEF, pelo chat no aplicativo da FUNCEF das 9h às 16h, pelo Fale Conosco (acesse aqui) ou ligue para o telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia mais

Novas regras para concessões de empréstimos começam a valer nesta segunda (26/10)

Como autorizar débito automático para liberar novos empréstimos

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!