A FUNCEF voltou a se destacar entre as instituições com maior precisão nas previsões projeções da pesquisa Focus do Banco Central.
A Fundação liderou o Top 5 nas categorias IPCA cesta no médio prazo e taxa básica de juros (Selic). Também figurou na quarta posição pelas projeções do IPCA geral no curto prazo. Veja aqui o ranking completo.
Os indicadores são importantes para os fundos de pensão. A inflação tem impacto direto na meta atuarial dos planos, e a taxa Selic, nos investimentos em renda fixa, que atualmente representam quase 80% da carteira da Fundação.
“Esse índice de acerto mostra que a nossa política de investimentos está bem calibrada ao cenário econômico, o que é importante para o resultado sustentável dos nossos planos de benefícios”, afirmou o diretor de Investimentos, Gustavo Portela.
Para o gerente de Macroalocação de Recursos e Cenários da FUNCEF, Raphael Fonseca, que lidera a equipe responsável pelas projeções econômicas, o Top 5 reconhece o trabalho de uma equipe qualificada e comprometida.
“A presença constante da FUNCEF no ranking, ao lado de instituições renomadas, demonstra a consistência das nossas projeções, que serão utilizadas para as políticas de investimentos da Fundação”, disse ele.
TOP 5 do Banco Central
A pesquisa Focus divulga as expectativas de 159 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos do país, como inflação, IPCA, taxa de câmbio e taxa Selic no curto, médio e longo prazos.
As principais projeções da Fundação podem ser acompanhadas pelos participantes no boletim Cenário Econômico, publicado semanalmente no Portal da Transparência.
Comunicação Social da FUNCEF

