Diretores da FUNCEF e presidente da CAIXA participaram do Conexão Fenacef (SP), nesta quinta (22/2)

Gestores da Fundação apresentaram os resultados e avanços da governança para aposentados e entidades

Institucional -
23/02/2024

Os presidentes da FUNCEF, Ricardo Pontes, e da CAIXA, Carlos Vieira, apresentaram resultados e avanços de gestão em evento voltado para aposentados ocorrido nesta quinta-feira (22/2), em São Paulo.

A primeira edição do Conexão Fenacef reuniu 400 assistidos da Fundação na plateia presencialmente e mais 2 mil on-line. Logo no início, o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, abordou a questão dos equacionamentos no REG/Replan.

Sobre o tema, Vieira atualizou as informações sobre o grupo de trabalho conjunto que está estudando alternativas e debateu possíveis encaminhamentos.

“Estamos preparando a construção de algo que interessa a todos nós. Eu e o presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, não falamos de meias-verdades”, disse ele.

“Não posso antecipar, mas é [uma possibilidade] concreta. Existem alternativas e hipóteses em estudo e discussões em ambiente regulatório para que aconteça”, completou, fazendo referência às soluções buscadas para o equacionamento de déficits. Perguntado pelo público presente, o presidente da CAIXA informou que pode trazer novidades ainda para o primeiro semestre deste ano.

O alinhamento entre a patrocinadora e a Fundação foi reforçado pelo vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rocha. “Passou o tempo da falta de diálogo. Não faltará conversa, debate e intenção de resolver a questão do equacionamento”.

Resultado da FUNCEF

Na segunda metade do evento, o presidente Ricardo Pontes apresentou os destaques da Fundação em 2023, ao lado dos diretores Jair Ferreira (Benefícios) e Rogério Vida (Administração e Controladoria).

Entre os pontos principais estão a superação dos R$ 100 bilhões em ativos geridos e a rentabilidade consolidada de 12,46% contra uma meta atuarial de 8,37%.

“Esse resultado é significativo. É a primeira vez nos últimos cincos anos que batemos a meta em todos os planos”, disse ele.

Pontes também lembrou que, depois de duas décadas de tratativas, a Fundação obteve a regularização definitiva do imóvel que abriga o Hotel Renaissance, no Jardim Paulista, área nobre de São Paulo (Local do evento corrente). Trata-se do maior ativo da carteira imobiliária da FUNCEF, regularizado na atual gestão.

Incorporação e planejamento estratégico

O diretor de Benefícios, Jair Ferreira, também apresentou informação positiva. Ele reafirmou o objetivo de finalizar dentro do menor prazo possível o processo de incorporação do REB ao Novo Plano, uma demanda antiga dos participantes e elogiou o empenho da patrocinadora na questão.

Ferreira apresentou um panorama geral dos planos da Fundação e ressaltou o papel importante da Fundação na vida de milhares de participantes. “Temos mais de 30 beneficiários da FUNCEF acima dos 100 anos. Isso mostra a responsabilidade que temos na tarefa de fazer a gestão da previdência complementar”, afirmou.

O diretor de Administração e Controladoria, Rogério Vida, por sua vez, abordou o novo planejamento estratégico que deve guiar a FUNCEF pelos próximos cinco anos.

“Estamos reconstruindo a nossa credibilidade para mudar a imagem do passado que ficou para trás e até trazer novos produtos”, disse.

Amplo diálogo

Anfitrião do evento, Valfrido Oliveira, presidente da Fenacef, que representa mais de 50 mil aposentados CAIXA, ressaltou a oportunidade de diálogo proporcionada.

“Quando vemos os executivos da CAIXA e da FUNCEF abrirem esse diálogo, esperamos sair daqui com uma palavra amiga. Da Fundação, esperamos muita transparência, são reivindicações justas para os nossos aposentados”

O evento também contou com a presença dos presidentes Sérgio Takemoto (Fenae), Marconi Apólo (Fenag) e Ivan Gonçalves Theisen (Anipa).

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!