FUNCEF lidera Ranking de Atuação Socioambiental de previdência complementar

Fundação superou outras 16 entidades avaliadas

Institucional -
05/12/2023

A FUNCEF foi a entidade de previdência complementar que obteve maior nota no Ranking de Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras (RASA), publicado pela Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS). O RASA avaliou as políticas e ações de ASG de 17 entidades abertas e fechadas.

A sigla ASG deriva de responsabilidade ambiental, social e de governança, representando um conjunto de critérios adotado pelos maiores gestores globais de investimento na tomada de decisões.

A ideia por trás das três letras é que um negócio sustentável gera valor para toda a sociedade, melhora o retorno e garante a longevidade da empresa.

Classificação

Entre os 12 fundos de pensão do ranking, a Fundação obteve nota 14,43, sendo seguida pela Fundação Itaú (12,6) e Real Grandeza (7,24). Completam a lista Previ, Petros, Vivest, Valia, Banesprev, Sistel, Forluz, Fapes e Fundação Copel.

A BrasilPrev obteve nota 12,7 foi a única a pontuar mais do que 10 entre as entidades de previdência aberta, superando Zurich Vida e Previdência (5,32), Bradesco (4,32), CAIXA Seguridade (1,68) e Itaú Previdência (0,57).

O ranking verifica as ações nas políticas, ações e portfólios de investimentos, observando o nível de risco socioambiental das empresas investidas, além dos critérios de análise da base de dados, da frequência e a abrangência do monitoramento de riscos, das ações de mitigação de risco ambiental, social e climático no processo decisório.

Anteriormente, o RASA, que chega ao quarto ciclo, já havia analisado as políticas de ESG de bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e agências de fomento e seguradoras.

Acima da média

A RASA destaca que a FUNCEF obteve um desempenho acima da média em Monitoramento de riscos (nota 9,1 de 10, pois realiza monitoramento de riscos de sua carteira de renda variável de maneira consistente e com boa periodicidade), Ações de mitigação de riscos (adota diferentes condições comerciais conforme grau de risco ASG das companhias cobertas pelos analistas da FUNCEF, além de realizar ações de engajamento individual em empresas investidas) e Governança (destaque para a existência de metodologia própria de seleção de gestoras de investimentos conforme critérios ASG).

A FUNCEF foi uma das pioneiras na implantação de um comitê de ASGI entre os fundos de pensão do país. Criado em março deste ano, esse comitê representa uma evolução da Política de Responsabilidade Socioempresarial e de outros normativos de melhoria da governança corporativa, incorporando a Integridade à sigla.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!