Principais fundos de pensão do Brasil debatem os desafios da agenda ASGI

FUNCEF é uma das organizadoras do evento, que começa terça-feira (3/10), no Rio de Janeiro

Institucional -
29/09/2023

Os principais fundos de pensão do país irão debater os desafios de implementação e promoção da agenda ASGI na próxima semana. A FUNCEF é uma das realizadoras do Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar (SIGA), que vai de terça (3/10) a sexta-feira (6/10), no Rio.

A sigla ASGI deriva de responsabilidade ambiental, social, governança e integridade, representando um conjunto de critérios adotados pelos maiores gestores globais de investimento e tomada de decisões.

A Fundação é uma das pioneiras na implantação de um Comitê de ASGI, instalado em março deste ano como uma evolução da Política de Responsabilidade Socioempresarial e de outros normativos de melhoria da governança corporativa.

O evento contará com a presença de 350 convidados presencialmente e reunirá as principais lideranças do segmento dos fundos de pensão, que soma 3,5 milhões de participantes ativos e assistidos e R$ 1,19 trilhão em ativos sob gestão, o equivalente a 11,7% do PIB.

Além disso, o SIGA receberá presidentes de conselho de administração e CEOs de empresas, gestores de recurso e de bancos de investimento, instituições representativas do mercado de capitais e órgãos reguladores.

O SIGA terá transmissão ao vivo na internet. Para acompanhar, clique aqui.

Programação

A FUNCEF irá contribuir com o debate em várias frentes. Na abertura do seminário, terça-feira (3/10), o presidente Ricardo Pontes participará da mesa SIGA – Apontando caminhos para o futuro ao lado de gestores da Previ, Anapar, Previc, Petros, Valia, Faschef e Postalis, também organizadoras do encontro.

“O seminário permitirá trocas de experiências entre os principais fundos de pensão do país, que, por seu peso, têm influência natural no mercado, além de maior alinhamento sobre a agenda ASGI, temas de maior relevância ao país no contexto mundial”, diz Pontes.

Na quinta (5/10), Ricardo Pontes estará no painel Novos caminhos e alternativas para os investimentos sustentáveis. A ideia é conversar sobre estratégias e desafios relacionados aos investimentos no cenário de queda de juros.

No último dia do seminário, sexta (6/10), dedicado ao debate de aspectos jurídicos, a gerente jurídica da Fundação, Karoline Crepaldi, estará no painel Desafios para a equidade de gênero no poder judiciário e na advocacia. Analisará a Resolução 255 do CNJ, responsável pela criação da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Já a coordenadora de Assuntos Previdenciários, Marlene Ribeiro, irá discutir o tema 452 do Supremo Tribunal Federal (STF), conhecido como Mulheres pré-79.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!