FUNCEF leva educação previdenciária às escolas na Semana ENEF 2026

Profissonais da Fundação devem conversar com 1,3 mil crianças e adolescentes sobre como construir uma carreira e aposentadoria

Educação Financeira e Previdenciária -
20/05/2026

O futuro começa hoje. É com esse espírito que profissionais voluntários da FUNCEF estão conversando com alunos do Distrito Federal sobre como se programar para ter uma vida confortável no trabalho e, mais tarde, na aposentadoria. A ação faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) 2026, promovida pelo governo federal, em parceria com vários órgãos e a Fundação.

Os empregados da FUNCEF já realizaram oficinas de educação previdenciária com apoio dos professores em unidades de ensino de Planaltina, Gama e Samambaia. Ao todo, serão dez encontros dentro da Semana ENEF para apresentar os princípios da educação financeira para estudantes das redes pública e privada.

Nesta sexta-feira (22/5), a palestra do time da FUNCEF será com os estudantes do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Brazlândia. Até o final da Semana ENEF, mais de 1,3 mil alunos terão aprendido com profissionais da Fundação a importância do planejamento para um futuro promissor.

“Estamos nessa parceria para construir um futuro com sentido para os jovens, juntamente com o Sebrae e o Ministério da Previdência Social. Agradecemos aos professores por essa oportunidade porque estamos levando educação financeira aos que têm um caminho pela frente”, disse o gerente de Benefícios, Edevaldo Silva.

Presença do ministro da Previdência Social

A apresentação no Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina, nesta terça-feira (19/5), recebeu a visita do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, do secretário do Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, e do diretor de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar, Narlon Gutierre Nogueira.

Eles acompanharam a palestra do time da FUNCEF e a interação com os alunos, que contaram o que desejam para o futuro. O ministro Wolney Queiroz agradeceu a parceria da Fundação, destacando para os estudantes a longa trajetória da vida laboral até a aposentadoria.

“A Semana ENEF já é uma tradição nossa. É muito importante esse trabalho nas escolas para trazer as primeiras noções de educação financeira para que vocês, jovens e crianças, possam semear um futuro melhor”, disse.

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, com estudantes em Planaltina (DF)

Jogo de tabuleiro

Como parte do aprendizado, os estudantes são convidados a brincar com o jogo de tabuleiro Caminho para um futuro seguro, criado pela Diretoria de Benefícios da FUNCEF, no estilo do Banco Imobiliário, em que as etapas vencidas levam a um futuro mais tranquilo, fruto do planejamento ao longo da vida.

O diretor de Benefícios da Fundação, Jair Ferreira, presente no CEF 3 de Planaltina, lembrou que a Previdência Social nos acompanha ao longo da vida.

“Você acha que aposentado é só o seu avô, sua avó, a tia, mas somos todos nós, porque o tempo vai caminhando, trabalhamos, envelhecemos e chegamos logo à aposentadoria. É um momento tão importante que até o ministro veio hoje conversar com vocês sobre o futuro”, afirmou.

O secretário Paulo Roberto dos Santos Pinto contou que um tem filho com a mesma idade dos adolescentes que acompanhavam a palestra e já começou a ensinar a ele como se planejar para um amanhã mais tranquilo. 

“É muito bacana aprender na escola sobre como guardar dinheiro e se planejar para o futuro. Será que não vale a pena guardar um pouco o dinheiro que recebemos da vovó ou do vovô? Sim, temos que colocar o dinheiro para trabalhar para a gente”, afirmou.

Estudantes brincam com o jogo “Caminho para um futuro seguro”, criado pela FUNCEF

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

Profissonais da Fundação devem conversar com 1,3 mil crianças e adolescentes sobre como construir uma carreira e aposentadoria
Fundação lançou uma nova ferramenta para empregados CAIXA que ainda não aderiram ao plano

Compartilhe nas redes sociais!