Seminário FUNCEF de Investimentos debateu as tendências do mercado

Especialistas apresentaram sua visão das principais classes de ativos

Institucional -
07/08/2026

O 12º Seminário FUNCEF de Investimentos foi encerrado nesta quarta-feira (5/8), após dois dias de debates e reflexões em Brasília (DF) sobre cenários, tendências e perspectivas para diferentes classes de ativos no Brasil e no exterior.  

Com uma programação que reuniu oito painéis e palestras, o evento promoveu a troca de experiências e o aprofundamento de temas estratégicos relacionados a investimentos no exterior, multimercados, renda fixa, renda variável, private equity e macroalocação. As discussões contaram com a participação de renomados especialistas do mercado financeiro e da equipe técnica da Fundação, reforçando o compromisso da FUNCEF com a excelência na gestão dos investimentos e a busca contínua por conhecimento e inovação. 

O presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, recordou que o seminário surgiu pequeno na sede, em Brasília, e cresceu como o tamanho da Fundação, hoje o terceiro maior fundo de pensão do Brasil. “É sempre bom ouvir tudo o que está sendo pensado nos cenários da economia para levar para a nossa política de investimentos para os próximos 3 ou 4 anos. Os painéis, certamente, nos ajudarão na nossa formulação”, disse Pontes. 

O diretor de Investimentos e Participações da FUNCEF, Joaquim Cruz, destacou a importância da interação da Fundação com o mercado, outros fundos de pensão, a patrocinadora CAIXA e a Previc. ” A qualidade da programação, dos palestrantes e das discussões permitiu à FUNCEF aprofundar o diálogo com o mercado de capitais e acessar conhecimentos, tendências e inovações capazes de agregar valor ao processo de gestão dos investimentos e aos resultados de longo prazo da Fundação”, avaliou Joaquim Cruz. 

Além de líderes do mercado financeiro, o 12º Seminário FUNCEF de Investimentos contou com a presença dos diretores Rogério Vida (Administração e Controladoria) e Heitor Menegale (Benefícios), conselheiros da Fundação, de representantes da CAIXA, da Previc e de instituições financeiras. Entre os fundos de pensão, marcaram presença colegas da Previ, Petros, Ceres, Centrus, Copel, Funpresp-Jud, BB Previdência, Fupresp-Exe, Fundação São Francisco e -Sistel. 

Para saber mais sobre os painéis, acesse a cobertura completa do evento no LinkedIn da FUNCEF. 


Comunicação Social da FUNCEF 

Leia também

Especialistas apresentaram sua visão das principais classes de ativos
Documento foi enviado por e-mail a todos os participantes

Compartilhe nas redes sociais!