A incorporação do REB ao Novo Plano avança mais uma etapa importante. A proposta da FUNCEF foi aprovada pela SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), órgão de controle da patrocinadora, nesta quarta-feira (3/12).
A decisão consta na Nota Técnica SEI nº 48078/2025/MGICAIXA. Com a incorporação, todos os 6 mil participantes do REB serão automaticamente absorvidos pelo Novo Plano.
“Esta conquista reconhece e valoriza um esforço em muitas frentes para garantir o futuro sustentável da FUNCEF. É importante destacar a atuação da SEST, que entendeu a importância e os benefícios dessa incorporação para participantes e patrocinadora”, afirmou o presidente da Fundação, Ricardo Pontes.
Quando todas as aprovações forem obtidas, o Conselho Deliberativo da Fundação irá definir o prazo para que a incorporação seja operacionalizada.
Processo de incorporação do REB ao Novo Plano

O que muda com a incorporação
O processo de incorporação aprovado pela FUNCEF e CAIXA considera como princípio a equalização das regras, que garante a proteção previdenciária e assegura os direitos adquiridos e acumulados, conforme prevê a legislação.
Isso significa que o regulamento e a gestão do REB e do Novo Plano serão unificados, oferecendo as regras mais benéficas para os participantes.
Pode ficar tranquilo: todo participante do REB terá mantida a sua condição no Novo Plano. Ou seja, aos ativos será assegurada a incorporação do saldo de conta do REB ao Novo Plano. Aposentados e pensionistas receberão os mesmos valores de benefício do REB.
Outro ponto importante será o ganho de escala: um plano com maior número de participantes tem impacto positivo no compartilhamento dos benefícios de risco e reforça a garantia de pagamento de aposentadorias e pensões concedidas.
“Após a incorporação, os participantes ativos e assistidos poderão contar com um Novo Plano mais forte, maior eficiência operacional, além da paridade que vai até os 12%”, explicou o diretor de Benefícios, Jair Ferreira.
Acesse a página especial com todas as informações sobre a incorporação do REB pelo Novo Plano
Comunicação Social da FUNCEF
