FUNCEF disponibiliza simulador para ajudar a decidir regime de tributação

Participantes ativos podem acessar a ferramenta no Autoatendimento, via site ou app

Participantes -
18/03/2024

A FUNCEF disponibilizou, no Autoatendimento, um simulador para que o participante possa decidir qual o regime de tributação é mais adequado à situação dele na hora de solicitar o benefício ou o resgate.

Em janeiro, a sanção da Lei 14.803/2024 garantiu aos participantes de fundos de pensão o direito de alterar o regime de tributação até o momento do pedido do benefício ou do resgate. A mudança é válida a todos os participantes ativos, mesmo os que já haviam feito a escolha no início da adesão do plano, como era previsto na legislação anterior.

Para acessar o simulador, basta acessar o Autoatendimento, conforme passo-a-passo.

1. Faça o login no Autoatendimento no site ou aplicativo da FUNCEF

180324_site_noticia_simulador2.jpg

2. Clique em simuladores > seu plano > simulador de opção de regime de tributação. Escolha entre benefício (se você estiver elegível à aposentadoria) ou resgate e veja como ficarão os impostos de acordo com o regime tributário.

180324_site_noticia_simulador3.jpg

Diferenças entre regimes de tributação

No caso do regime regressivo, o simulador apresenta a incidência do imposto de acordo com a faixa e o tempo das contribuições dos participantes para resgate ou para a definição do valor do benefício.

O cálculo varia de acordo com o tempo das contribuições em seis faixas, sendo a de menor incidência de IR a faixa acima de 10 anos.

Para o regime progressivo, o participante é direcionado ao simulador da Receita Federal para que ele possa inserir informações como rendimentos tributáveis, as contribuições à previdência complementar e as deduções previstas em lei.

As alíquotas são proporcionais ao valor do benefício, de acordo com a tabela de imposto de renda, comum a todos os contribuintes.

Dúvidas

Em caso de dúvida, encaminhe um e-mail pelo site ou app, no menu Fale com a FUNCEF, ou ligue para o 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!