Ouvidoria da FUNCEF recebe prêmio nacional pelo terceiro ano seguido

Prêmio Ouvidorias Brasil reconhece as melhores iniciativas de organizações relevantes do país

Institucional -
26/02/2024

A FUNCEF conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Ouvidorias Brasil 2023, desta vez com o case A Ouvidoria e as diretrizes de transparência e de compartilhamento da informação – O painel da Ouvidoria da FUNCEF.

Promovido pela Associação Brasileira da Relações Empresa Cliente (Abrarec), o prêmio é concedido às melhores iniciativas implementadas por organizações públicas e privadas de destaque nacional como bancos, operadoras de saúde e seguradoras. A cerimônia on-line de premiação ocorrerá no dia 21 de março, em São Paulo.

Para a Ouvidora da FUNCEF, Patrícia Motta Fagundes, a honraria consolida o atual modelo de gestão, baseado em indicadores de performance, sistemas informatizados e na alta capacitação da equipe.

“O tratamento das informações qualificadas recebidas na Ouvidoria, por meio das manifestações dos participantes, possibilita a análise ampliada dos processos e de alguns gargalos, resultando em recomendações de melhorias para as áreas. Mas esse processo só é possível porque há total parceria com as áreas técnicas”, afirmou ela.

O case de sucesso, ressalta a ouvidora, reflete o trabalho de aperfeiçoamento dos processos e a melhoria dos sistemas de gestão da Fundação. Como resultado, a Ouvidoria reduziu significativamente o tempo médio de resposta das manifestações, que passou de 27 dias para 3,4 dias.

O painel

Dinâmico e de fácil acesso, o Painel Ouvidoria apresenta as informações sobre as manifestações recebidas pela Ouvidoria da FUNCEF, como a quantidade de demandas, assuntos mais recorrentes, status e tempo de tratamento.

O participante que desejar consultar esses dados pode selecionar período, tipo de manifestação, região e outros quesitos desejados para verificar a quantidade de demandas recebidas e tratadas.

Para acessar o ambiente, basta clicar aqui , aba superior Painel Ouvidoria.

A ouvidoria

Nos últimos anos, a FUNCEF revisou normativos e processos relacionados à Ouvidoria e passou a considerá-la um órgão estratégico, incorporando as melhores práticas de mercado à sua governança corporativa.

Em 2021, a Fundação tornou-se o primeiro fundo de pensão do país a fazer da Ouvidoria um órgão estatutário, com estrutura e principais funções regradas pelo Novo Estatuto.

Como resultado, a Ouvidoria passou a produzir dados que são utilizados para a definição de estratégias de comunicação e indicadores de gestão, além de ter uma atuação muito importante no planejamento corporativo da Fundação.

Comunicação Social da FUNCEF

Leia também

FUNCEF se manifesta sobre sentença referente ao acordo de leniência
Interessados podem se inscrever até próxima segunda-feira (10/11)

Compartilhe nas redes sociais!