A FUNCEF cumpriu a meta de manter todos os serviços disponíveis aos participantes e pagar os benefícios e demais obrigações rigorosamente em dia neste primeiro ano de regime de teletrabalho, completado nesta terça (23/3). Mas não parou por aí. Apesar da nova rotina de home office, a Fundação implementou importantes avanços nas áreas de atendimento, governança, gestão e tecnologia.
Durante este primeiro ano de pandemia, a FUNCEF ampliou o atendimento remoto. Além do 0800 e do Fale Conosco, foi criado o chat pelo aplicativo com atendimento 100% humano para interação em tempo real. O serviço, que funciona das 9h às 16h, apresenta solução imediata para questões levantadas pelos participantes, exceto para aquelas que exijam análise da área técnica.
A Fundação ainda desenvolveu neste período a solução de biometria facial que permite aos aposentados e pensionistas realizar a prova de vida pelo celular, na segurança de casa, desde janeiro deste ano.
Também com apoio da tecnologia, a FUNCEF pôde rapidamente oferecer aos participantes a suspensão temporária de pagamento de empréstimos por até cinco meses fixos no total, uma das medidas cruciais aprovadas pela Diretoria Executiva para minimizar os efeitos gerados pela Covid-19.
“Foram decisões rápidas e que envolveram várias áreas. Nossa preocupação foi reduzir os impactos da Covid-19 sobre as famílias, sobretudo aquelas com membros em idade mais elevada”, disse o presidente da Fundação, Renato Villela.
Gestão de investimentos
Em um ano difícil para a economia global, a FUNCEF não apresentou problemas de liquidez. A Política de Investimentos foi revisada para o novo cenário e a meta atuarial acabou superada pelo quarto ano consecutivo (o resultado completo será apresentado em evento on-line nesta terça-feira).
A Fundação também aprovou um plano de ação para reestruturar a sua carteira imobiliária, que soma quase R$ 6 bilhões em ativos, a partir deste ano.
“A FUNCEF trabalha com o compromisso de gerir com excelência os recursos de seus milhares de participantes, independentemente das circunstâncias. Para isso, mantemos o foco no longo prazo, adotamos as melhores práticas do mercado e reunimos um corpo técnico qualificado”, observou Villela.
Mais transparência
No pilar transparência, a Fundação aprovou o novo Código de Conduta e Ética e o Regimento Interno da Auditoria.
Ainda reforçou a governança corporativa com a criação de um Canal de Denúncia independente , que recebe denúncias de fraude e corrupção, violência no trabalho, violação de políticas, Código de Conduta e Ética ou legislação, entre outras irregularidades. O novo canal permite o anonimato e garante a interação da Ouvidoria com o denunciante.
Eficiência de gastos
Com o menor custo por participante dentre os três maiores fundos de pensão do país pelo segundo ano seguido, conforme estudo da Previc, a FUNCEF manteve a tendência de reduzir despesas, que tiveram um recuo de 3% em 2020.
Além disso, a Fundação realizou um estudo para avaliar potenciais oportunidades de redução de custos com o quadro funcional, tendo em vista o aumento de eficiência e produtividade.
Segurança digital
Em 2020, a Fundação aperfeiçoou seus protocolos de segurança cibernética para atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, incluindo a atualização da sua política de proteção de dados e a designação do encarregado de dados (DPO). O processo continua este ano.
Comunicação Social da FUNCEF

