Quem somos

Terceiro maior fundo de pensão do país com mais de R$ 115 bilhões em ativos e 140 mil participantes

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Sobre a FUNCEF

Há 48 anos construímos um futuro cheio de possibilidades

Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.

O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.

A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.

Propósito

Cuidar do presente e do futuro dos participantes, contribuindo de forma ativa, na promoção da qualidade de vida.

Missão

Contribuir para a dignidade e  tranquilidade dos participantes, promovendo ética, inovação e segurança previdenciária.

Visão

Ser referência em previdência complementar inspirando confiança, transformando vidas e
construindo futuros com  dignidade e responsabilidade.

Valores

Comprometimento

Cooperação

Excelência

Foco no participante

Governança

Inovação

Integridade

Sustentabilidade

Transparência

Estatuto FUNCEF

O documento traz definições sobre a estrutura da Fundação, órgãos colegiados, gestão econômico-financeira, processo eleitoral, despesas administrativas e muito mais.

Estrutura de governança

Diretoria Executiva

Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com dois diretores indicados pela patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto.

Ricardo Pontes

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/AESPI), com especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). 

Empregado CAIXA há mais de 33 anos, onde exerceu diversos cargos, entre eles os de supervisor regional, gerente de Relacionamento PJ e gerente-executivo na matriz.

Possui, também, sólida experiência na gestão pública, tendo atuado como secretário de Administração e Previdência do Piauí, diretor-presidente da Fundação Piauí Previdência por mais de quatro anos, diretor-presidente da Empresa de Gestão de Ativos do Estado do Piauí e presidente dos Conselhos de Administração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) e Agência de Fomento do Estado do Piauí (Piauí-Fomento). Na esfera federal, foi assessor federativo e parlamentar na Secretaria Geral da Presidência da República.

Após colaborar para o desenvolvimento federal e estadual, Ricardo Pontes chega à FUNCEF para implementar um plano de gestão com foco no participante, gestão sustentável dos planos de benefícios, fortalecimento da excelência nas áreas de investimentos e de governança e compliance.

Natural de Promissão (SP), é formado em Direito e possui MBA em Gestão em Marketing. Com ampla experiência no mercado financeiro, é empregado CAIXA desde 1999, onde ocupou vários cargos, entre eles de vice-presidente interino, diretor-executivo e superintendente-executivo.

Em nível executivo (C-Level), atuou como CHRO (Executivo Responsável pela Área de Pessoas) e CMO (Executivo Responsável pelo Marketing e CRM) no Banco PAN, de 2018 a 2020. Foi também CEO da Wiz Corporate, unidade responsável pelo relacionamento da corretora com empresas, entre 2020 e 2021. 

Também acumula experiência como conselheiro consultivo de várias empresas e empreendedor. Retornou à CAIXA no final de 2023, onde atuava como consultor da Presidência da CAIXA.

Empregado CAIXA há mais de 33 anos, onde exerceu diversos cargos, entre eles os de supervisor regional, gerente de Relacionamento PJ e gerente-executivo na matriz.

Possui, também, sólida experiência na gestão pública, tendo atuado como secretário de Administração e Previdência do Piauí, diretor-presidente da Fundação Piauí Previdência por mais de quatro anos, diretor-presidente da Empresa de Gestão de Ativos do Estado do Piauí e presidente dos Conselhos de Administração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) e Agência de Fomento do Estado do Piauí (Piauí-Fomento). Na esfera federal, foi assessor federativo e parlamentar na Secretaria Geral da Presidência da República.

Após colaborar para o desenvolvimento federal e estadual, Ricardo Pontes chega à FUNCEF para implementar um plano de gestão com foco no participante, gestão sustentável dos planos de benefícios, fortalecimento da excelência nas áreas de investimentos e de governança e compliance.

Empregado da CAIXA desde 1989, é graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Previdenciário e certificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Também é certificado pela Anbima (CPA-20), que habilita profissionais a atuarem em instituições financeiras em geral, Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e UniAbrapp (Conselheiro de Alta Performance nas EFPC). 

Atuou na criação do estatuto FUNCEF em 2007. Foi diretor representante dos empregados da SASSE Seguros CAIXA e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da CAIXA (CEE).

Foi secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Londrina (PR) e diretor no Sindicato dos Bancários de Brasília. Na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), foi membro do Conselho Fiscal, diretor de Administração e Finanças, vice-presidente e presidente.Também foi membro do Conselho das Cidades e presidente do Conselho de Administração da Wiz.

Atualmente, ocupa a vice-presidência da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar).

Graduado em Administração, com extensão em Consultoria Empresarial e pós-graduação em Estratégia de Marketing e em Gestão de Previdência Complementar. Possui certificações CPA-20 e ICSS. 

Empregado CAIXA desde 1989, exerceu todos os cargos em unidades da ponta. Foi gerente-geral e gerente regional por 26 anos, tendo nessa última função, atuado em todos os segmentos de negócios: Pessoa Física, Jurídica, Governos, Canais e Atendimento.  

Como Instrutor CAIXA, conduziu várias ações educacionais, especialmente nas áreas de gestão e liderança. Foi conselheiro eleito do Conselho de usuários do Saúde CAIXA.  

Realizou cursos na área de contabilidade, análise de balanço e crédito, além de cursos de Gestão e Liderança promovidos pela Amana-Key e o Programa Executivo | Conselhos de Alta Performance nas EFPC, promovido pela Abrapp.

Ocupou cargos de vice-presidente da Diretoria Executiva e de conselheiro deliberativo na Fenag. Foi Presidente da Agecef-BH. Atuou como instrutor em ação educacional ministrada pela Fenag Educação Corporativa.

Conselho Deliberativo

Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.

Bacharel em Direito e pós-graduada em Gestão da Produtividade. Acumula experiência em governança de empresas públicas e fundos de pensão, adquirida em 44 anos de atuação como administradora estratégica: diretora de Gestão Corporativa da Finep, secretária-geral na FUNCEF, funções de nível estratégico na CAIXA e atuações em colegiados estratégicos, tais como Conselho de Administração, Conselho Deliberativo FUNCEF, Conselho Disciplinar Superior da CAIXA e Mesa de Negociação Fenaban.

Advogado da CAIXA desde 2006, atualmente responsável pela Gerência Nacional de Atendimento Jurídico Trabalhista.

Possui graduação em Direito, Pós-Graduação em Direito Processual e Decisão Jurídica e Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking.

Atuou como conselheiro titular do Conselho Curador do FGTS.

Bancário da CAIXA, exerçe atualmente o cargo de Superintendente de Rede em Joao Pessoa, Estado da Paraiba, Bacharel em Ciências Econômicas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Direito, Contador e Advogado, Cursando Pós Graduação em Liderança Estrátegica, CPA-20, Exerçeu na Prefeitura Municipal de João Pessoa as funções de Secretário Adjunto do Desenvolvimento Sustentável da Produção (2009), Secretário do Desenvolvimento Urbano (2010), Superintendente da EMLUR – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (2012), Secretário Adjunto do Trabalho Emprego e Renda (2013), Secretário Chefe da Casa Civil e Articulação Política(2014), Superintendente da EMLUR – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (2015-2020).

Empregado da CAIXA, formação acadêmica no ensino médio em Técnico em Contabilidade, gradução superior em Ciências Econômicas, extensão universitária em Elaboração e análise de projeto pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Gestão de projeto, com ênfase em PMI, pela Universidade Federal de Brasília – UNB e Pós-graduação em Gestão de Inovação, com ênfase em Tecnologia e Negócios pela ESAD e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Foi admitido na CAIXA em setembro 1989, atuou na gestão de Indenização DPVAT, e, por mais de 30 anos, como gestor e especialista do FGTS, fundo com o patrimônio bruto atual de cerca de R$ 700 bilhões. Foi também coordenador de inúmeros projetos estrategicos e de melhoria de processos, representou a CAIXA na FEBRABAN e na ABECIP, participou do Conselho Disciplinar da CAIXA e foi conselheiro no Comitê Gestor eSocial e no Conselho Curador do FGTS. Atualmente é Gerente Nacional na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da CAIXA, responsável pela gestão de benefícios aos empregados, assim como do relacionamento da FUNCEF, com destacdado conhecmento em previdencia complementar. Tem ainda reconhecida capacidade de planejar, de analisar dados e cenários estratégicos, de liderar pessoas por exemplo, de motivar o uso constante de inovação, de negociar e estabelecer parcerias, de solucionar problemas complexos, de utilizar metodologias de desenvolvimento agéis, de buscar sempre a melhor experiência dn jornada de atendimento dos clientes e de obter resultados sustentáveis.

Natural de São Bernardo do Campo/SP, empregado CAIXA desde 01/12/2003, ingressou na Agência São Bernardo. Atuou como gerente de carteira do segmento da pessoa física e desde 10/09/2012 é Gerente Geral de Rede Atuou na extinta SR ABC como gerente regional eventual no segmento da pessoa jurídica e como eventual de gerente regional do segmento pessoa física entre 2013 e 2016. Em 2023 atuou no gabinete da vice-presidência de negócios de Atacado – VINAT – entre Agosto e Dezembro, exercendo o cargo de consultor de dirigente eventual.

É Graduado em Gestão Bancária pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduado em gestão estratégica de pessoas pelo instituto CENES de ensino superior, possui certificação ANBIMA – CPA20, atualizada em Março de 2024, além de MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIAN – Universidade Anhaguera de São Paulo.

Natural de Campinas/SP, é empregada da CAIXA desde 2003, atuando atualmente como Diretora Executiva de Contadoria e Controladoria. Foi Superintendente Nacional de Contabilidade e Tributos (2019 a 2023), com experiência de 20 anos nesse segmento. Possuí experiência como membro do Comitê de Auditoria da Elo Serviços (2016 a 2019), Conselho Fiscal da FUNCEF (2020 a 2024) e atua como Conselheira Fiscal da Caixa Seguridade desde 2023.

Na vida acadêmica é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências Contábeis pela UnB onde foi professora no Curso de Pós-graduação e Graduação.

Formada em Ciências Contábeis pela UFMG, especialista em Auditoria pela UFMG e em Administração Industrial pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP.

Entrou na Caixa em 1989, tendo exercido as funções de analista, gerente, consultora e, desde 2005, auditora interna nos segmentos de finanças, administração de recursos de terceiros e contabilidade.

Integrou o Conselho Deliberativo da AudiCAIXA de 2014 a 2020. Na FUNCEF, compôs o Comitê de Assessoramento de Qualidade das Informações Contábeis e Auditoria, de 2012 a 2016, e o Comitê de Assessoramento de Investimentos de 2019 a 2021.

Atuou como professora na Universidade Cruzeiro do Sul nas matérias de Gestão Financeira, Orçamento, Controle Interno e Auditoria, de 2017 a 2020, e de Controladoria e Finanças na Universidade Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond), em 2020.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), especialista em Administração Contábil e Financeira pela FAAP e em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS.

Empregado CAIXA desde 1999, desempenhou função gerencial em unidades de rede. Desde 2011, é auditor interno da equipe do segmento de operações de atacado e segmento financeiro.

Empregado Caixa há 33 anos. Exerceu funções gerenciais por mais de 20 anos, na maior parte do tempo como gerente e gerente geral.

Formado em Administração de Empresas e Direito, com pós-graduação lato sensu MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Consultoria Empresarial pela UNB e pós-graduação lato sensu em Direito Trabalhista e Previdenciário pelo Ieprev.

Foi diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e presidente do Conselho Deliberativo da Apcef-MG.

Atualmente, é presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, onde também foi diretor jurídico, e membro do Conselho Deliberativo da Apcef-MG, entidade no qual foi também presidente.

Doutor em Ciências Sociais pela PUCRS, entrou na CAIXA em 2001 e trabalhou em agências na área social em Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (RS). Diretor Jurídico da Fenae, atuou em cargos de direção em entidades como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Foi presidente da APCEF/RS por dois mandatos.

Formada em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino, mestre em Economia pela UnB e especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Empregada CAIXA de outubro de 1989 até a aposentadoria em outubro de 2019, foi diretora-presidente da Apcef/SP, conselheira deliberativa eleita entre 2006 e 2008 e 2008 e 2012. Também foi diretora de Saúde e Previdência e diretora de Relação do Trabalho na Fenae.

De 2014 a 2016 foi coordenadora da mesa de negociação Contraf-CUT e CAIXA.

Conselho Fiscal

Órgão de controle interno da FUNCEF, tem entre suas principais competências a emissão de parecer sobre o relatório anual de atividades da Fundação e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar atos e operações praticadas pelos órgãos administrativos, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, além de fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto, além de respectivos suplentes.

Contador com pós-graduação em Perícia. Empregado CAIXA há 14 anos, presidente do Conselho Fiscal da Agecef/BA e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário. Empregada Caixa desde 2010, onde exerceu as funções de assistente e gerente em agências. É dirigente no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Bacharel em Contabilidade pela AEUDF, possui MBA em Gestão de Custos e Controladoria pela Universidade de Pernambuco e certificação CPA-20. Trabalhou 40 anos na CAIXA, exercendo cargos de gerente-geral de agência e auditor da CAIXA. Foi conselheiro deliberativo eleito da FUNCEF e coordenador da Auditoria Interna.

Formado em Administração, Ciências Contábeis e Direito, possui MBA em Padrões Internacionais de Auditoria pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduação em Finanças Empresariais pela FGV.

Foi membro do Comitê de Assessoramento Técnico da Qualidade das Informações Contábeis e de Auditoria da FUNCEF, professor da Universidade Regional do Nordeste e auditor da CAIXA e instrutor do curso de formação de auditores da CAIXA e de apuração de responsabilidades.

Também atuou como conselheiro da Desenvix Energias Renováveis, Daleth Participações, Norte Energia (suplente) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), além de conselheiro fiscal da AudiCaixa e membro do Conselho Deliberativo.

Atualmente, é analista administrativo – contabilidade na EBSERH, onde já ocupou os cargos de conformista contábil, comissário, gestor de contratos e chefe da unidade de contratos no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Advogada da CAIXA com mais de 18 anos de experiência na área jurídica e de gestão, com especialidade em instituições financeiras e fundos de pensão. Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará – UFPA e especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial com ênfase em Política Habitacional pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Possui certificação ICSS e CPA-20. Participou de capacitações específicas sobre Conselhos Fiscal e Deliberativo, assim como do Programa Executivo de Conselheiros de Alta Performance nas EFPC.

Ao longo de sua carreira, desempenhou funções como gerente executiva, consultora jurídica, gerente jurídica, superintendente nacional, além de coordenadora jurídica.

Atualmente, realiza a assessoria jurídica ao conglomerado da CAIXA, com ênfase em governança e direito societário e presta assessoramento técnico ao Conselho Fiscal da CAIXA.

Empregada da CAIXA Econômica Federal, graduação superior em Psicologia, pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foi admitida na CAIXA em março 1989, atuou na gerência de orçamento por 10 anos. Cedida para a FUNCEF no periodo de 1999 a 2008 onde implementou a área de Programação Econômico-Financeira atuando como Coordenadora na Diretoria de Controladoria e participou do Comitê Interno de Investimentos da Diretoria de Finanças. Atuou na elaboração da metodologia e implementação da apuração dos custos dos produtos e serviços da CAIXA. Atualmente é Gerente Executiva na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da CAIXA, na área de supervisão da FUNCEF, responsável pelo monitoramento do equilíbrio econômico-financeiro e atuarial dos planos de benefícios administrados pela Fundação.

Empregado CAIXA com trajetória de 18 anos, tendo atuado na rede, com atendimento ao público e em unidades de matriz. Gestor há 12 anos em áreas relacionadas a processos de contabilidade e controladoria contemplando:

Atuação da área contábil em diversas frentes relacionadas a controle e registro contábil na gestão de sistemas e informações, consistência e conciliação. Participou da idealização de nova solução de entrada de dados contábeis e da solução de armazenamento e consumo das bases contábeis, bem como do desenvolvimento de novo modelo de tratamento dos impactos contábeis de incidentes operacionais.

Gestão da equipe e do processo de monitoramento das participações da CAIXA em seu conglomerado e da FUNCEF nos aspectos econômico-financeiros e atuariais.

Atuação na Controladoria a frente da equipe responsável pela gestão do planejamento e execução orçamentária da empresa, englobando os aspectos do orçamento empresarial e público, e tomando como premissa o alinhamento estratégico e a eficiência corporativa.

Monitoramento do Desempenho Empresarial da CAIXA compreendendo o modelo de desempenho das unidades de rede, negociais e funcionais, apuração do resultado de unidades, produtos e custos.

Comitês de Assessoramento Técnico do Conselho Deliberativo

Investimentos - CD

O Comitê de Investimentos do Conselho Deliberativo (CIC) é um órgão técnico que assessora, em caráter consultivo, decisões envolvendo a gestão dos investimentos dos planos de benefícios, tendo como parâmetros a segurança, a rentabilidade, a solvência e a liquidez previstas na legislação vigente e na Política de Investimentos da FUNCEF. O CIC é composto por seis membros efetivos e seis suplentes, indicados de forma paritária pelos conselheiros representantes da patrocinadora e conselheiros eleitos pelos participantes.

Moacyr Ligabo Junior

Titular – Conselheiro eleito

Daniela Nagumo

Suplente – Conselheiro eleito

Fabia Carvalho Le Lonnes

Titular – Conselheiro eleito

Carlos Alberto Afonso Costa

Suplente – Conselheiro eleito

Wagner Ferreira

Titular – Conselheiro eleito

Guilherme Gonçalves Simões

Suplente – Conselheiro eleito

Carlos Alberto Zachert

Titular – Indicado Patrocinadora

Maria Carmem Amorim Madoz

Suplente – Indicado Patrocinadora

Rafael Dias Silva (coordenador)

Titular – Indicado Patrocinadora

Thiago Gomes do Nascimento

Suplente – Indicado Patrocinadora

Christiano Monteiro Borges Lopes

Titular – Indicado Patrocinadora

Fernando Henrique dos Santos Pereira

Suplente – Indicado Patrocinadora

Benefícios

O Comitê de Benefícios é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo no processo de gestão dos passivos e das disposições regulamentares dos planos de benefícios previdenciários e na proteção dos interesses dos participantes, assistidos e patrocinadores. O Comitê de Benefícios poderá ser demandado pelos demais órgãos estatutários da FUNCEF.

Maria Lúcia Cavalcante Dejavite

Titular – Conselheiros eleitos

Lúcio Nelson Martins Filho

Suplente – Conselheiros eleitos

Marcos Nogueira Barcellos

Titular – Conselheiros eleitos

José Fernando Valias

Suplente – Conselheiros eleitos

Celia Margit Zingler

Titular – Conselheiros eleitos

Adriana Vieira de Barros Correia

Suplente – Conselheiros eleitos

Caroline Colombelli Manfrão

Titular – Patrocinadora

Sabrina Reis dos Santos

Suplente – Patrocinadora

Weiquer Délcio Guedes Júnior

Titular – Patrocinadora

Cláudia Teles da Paixão Araújo

Suplente – Patrocinadora

Everton Souza Capelletto da Cunha

Titular – Patrocinadora

Ana Paula Fernandes de Rezende Soares

Suplente – Patrocinadora

Conduta e Ética

O Comitê de Conduta e Ética é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo para orientar e promover o cumprimento do Código de Conduta e Ética da FUNCEF, bem como prestar suporte técnico ao Conselho Deliberativo, no que se refere à aplicação e à observância dos preceitos éticos previstos no citado Código. O Comitê de Conduta e Ética poderá igualmente ser demandado pelos demais órgãos estatutários da FUNCEF e/ou outros Comitês que necessitem do seu auxílio.

Maristela Nassar Meireles Guerra

Titular – Conselheiros eleitos

Lineia Ferreira Costa

Suplente – Conselheiros eleitos

Fernanda Cristina dos Anjos

Titular – Conselheiros eleitos

Geraldo Aires da Silva Junior

Suplente – Conselheiros eleitos

Carlos Augusto Silva

Titular – Conselheiros eleitos

Sonia Eymard

Suplente – Conselheiros eleitos

Christiane Barozi Porto Matias

Titular – Patrocinadora

Renata Costa Silva Brandão

Suplente – Patrocinadora

Kelly Cristina Santos Rocha

Titular – Patrocinadora

Gisele Carla Rocha Ferraz

Suplente – Patrocinadora

Cláudia Rosane Ribas da Rocha Piva (coordenadora)

Titular – Patrocinadora

Fernanda Carolina Moreira Carvalho Paiva

Suplente – Patrocinadora

Auditoria

O Comitê de Auditoria é um órgão vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo, a quem assessora no exercício de suas funções, conforme atribuições dispostas no art. 9º, sendo regido por Regimento Interno e regras previstas no Estatuto, na Legislação em vigor, nas melhores práticas de Governança Corporativa e nas demais regulamentações.

Maurício Augusto Souza Lopes

Membro

Isabel Cristina Bittencourt Santiago

Membro

Riscos

O Comitê de Riscos é um órgão colegiado previsto estatutariamente, que se reporta ao Conselho Deliberativo da FUNCEF, possui independência em relação aos demais órgãos, que se submete à regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e tem a finalidade de assessorar o Conselho de Deliberativo e a Diretoria Executiva nas questões relacionadas à gestão de riscos.

Adilson Herrero

Coordenador

Antonio Claudio Lima Castanheiro

Membro

Elegibilidade

O Comitê de Elegibilidade tem por objetivo atestar, como condição para a candidatura, posse ou contratação, o preenchimento dos requisitos de elegibilidade de candidatos ou das pessoas indicadas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva ou selecionadas para o Comitê de Auditoria e para os cargos gerenciais da FUNCEF.

Selim Antônio de Salles Oliveira

Titular – Conselheiros eleitos

Ana Fátima de Brito

Suplente – Conselheiros eleitos

Henrique José Santana

Titular – Conselheiros indicados

Pedro Jorge Santana Pereira

Suplente – Conselheiros indicados

Luís Felipe de Almeida Gomes

Titular – Representante DIACO

Kátia Regina Pereira

Suplente – Representante DIACO

Orency Francisco da Silva

Titular – Representante PRESI

Karoline Alves Crepaldi

Suplente – Representante PRESI

Comitês de Assessoramento Técnico da Diretoria Executiva

ALM

O Comitê de Asset Liability Management da Diretoria Executiva (CAD) tem por objetivo assessorar tecnicamente, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva. O CAD é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, indicados pelas Diretorias, sedo um titular e um suplente por Diretoria.

Diretoria

Membros

PRESI

Carlos Augusto Pacheco Pereira
Raphael dos Reis Carvalho

DIBEN

Monia Zucchetti
Paloma Maciel Alves da Silveira

DIRIN

Raphael Rodrigues Fonseca
Carlos Felipe Fernandes Correa

DIACO

Fabyana Santin Alves Saab
Jan Nascimento

Compras e Contratações

O Comitê de Compras é um órgão autônomo, de caráter deliberativo, criado nos termos do inciso XXVI do artigo 32, do Estatuto FUNCEF, com a finalidade de deliberar, nos limites de sua competência e alçada, sobre as compras e contratações, bem como aditivos contratuais. O Comitê é composto por dois membros de cada Diretoria, sendo um titular e um suplente.

Diretoria

Membros

PRESI

Raphael dos Reis Carvalho (coord.) – Titular
Georgia Jéssika Moura Chaves – Suplente

DIBEN

Dionisio Reis Siqueira – Titular
Marisa Serra Alaby – Suplente

DIRIN

Ana Carolina Bezerra de Menezes – Titular
Márcio Henrique Moreira de Souza – Suplente

DIACO

Lucas Ferreira de Castro – Titular
Renato Vieira de Andrade – Suplente

D&O

O Comitê de Assessoramento Técnico D&O tem caráter opinativo e deliberativo quando se tratar de questões relacionadas ao Custeio de Defesa e de ressarcimento interno.

Diretoria

Membros

PRESI

Geórgia Jéssika Moura Chaves – Titular
Raphael dos Reis Carvalho – Suplente

GEJUR

Laércio Barbosa de Melo – Titular
Eleonora Rangel Nacif – Suplente

DIACO

Dayane Cristina Silva Campos Araújo – Titular
Rodrigo Leandro Andretto – Suplente

ASGI

A sigla ASGI deriva de responsabilidade ambiental, social, de governança e de integridade, representando um conjunto de critérios adotado pelos maiores gestores globais de investimento na tomada de decisões.

O Comitê ASGI da Fundação, vinculado à Diretoria Executiva, é uma evolução da Política de Responsabilidade Socioempresarial e outros normativos da FUNCEF sobre o tema.  

Entre os objetivos do Comitê, que tem caráter opinativo e propositivo, está o de promover ações com vistas à atuação da FUNCEF como uma organização socialmente responsável e sustentável. Isso inclui a promoção da igualdade entre as pessoas e o desenvolvimento de uma cultura voltada à valorização da diversidade, sem qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Diretoria

Membros

PRESI

Maurício Irajá Almeida de Macedo Couto – Titular
Georgia Jéssika Moura Chaves – Suplente

DIBEN

Andréia França Gonçalves – Titular
Dionísio Reis Siqueira – Suplente

DIRIN

Gisele Maravieski de Castro – Titular
Isabela Vieira de Camargo Barros – Suplente

DIACO

Bárbara Canongia de Faria (coord.) – Titular
Landu Ângelo Vasconcelos e Silva – Suplente

Investimentos - DE

O Comitê de Investimentos da Diretoria Executiva (CID) tem por objetivo assessorar tecnicamente, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva da FUNCEF nas decisões relacionadas à gestão dos investimentos dos planos de benefícios administrados pela Entidade, observados os aspectos de conformidade, risco, governança, jurídico e econômicofinanceiro dos investimentos, de acordo com a legislação vigente e a Política de Investimentos. O Comitê é composto por dois membros de cada Diretoria, sendo um titular e um suplente.

Diretoria

Membros

PRESI

Carlos Augusto Pacheco Pereira – Titular
Raphael dos Reis Carvalho – Suplente

DIACO

Rodolfo Machado de Almeida – Titular
Lucas Ferreira de Castro – Suplente

DIRIN

Fabiano Nogueira Alves – Titular
Edevaldo Siqueira Gaudêncio – Suplente

DIRIN

Bruno da Silva Florêncio – Titular
Odirley Araújo Rios – Suplente

Veja também

Estatuto FUNCEF
Programa de Integridade
Organograma
Programa de Governança em Privacidade
Cartilha do Programa de Integridade
Política de Segurança da Informação
Código de Conduta e Ética
Manual de Governança Corporativa
Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
Política de Gestão de Riscos
Política de Tratamento de Transações entre Partes Relacionadas
Política Contábil

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Código Stewardship

Conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais responsáveis por administrar recursos de terceiros

selo-pro-equidade

Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Comitê tem o objetivo de identificar, compreender e fazer gestão de processos que contribuam com a igualdade de direitos, além de colaborar com a disseminação de novas concepções na gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a igualdade racial e o combate à discriminação entre mulheres e homens na Fundação.

Nossa história

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A FUNCEF é o terceiro maior fundo de pensão do país e um dos maiores da América Latina. Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), com sede em Brasília/DF, a Fundação tem a missão de desenvolver e gerir soluções previdenciárias, de forma sustentável, eficiente e segura. Atualmente possui aproximadamente 140 mil participantes e patrimônio ativo total superior a R$ 115 bilhões.

A Fundação conta com mais de 500 empregados nas mais diversas áreas de atuação como direito, administração, atuária, economia, contabilidade, auditoria, comunicação social entre outros. Além disso, a Entidade estimula o desenvolvimento pessoal e respeito à diversidade.

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