FUNDAÇÃO DOS ECONOMINÁRIOS FEDERAIS

Fatos que marcaram 2014

Encontros com participantes esclarecem resultados da Fundação

 

Antes mesmo do final do exercício de 2014, os dirigentes e gestores da FUNCEF se colocaram à disposição dos participantes ativos e aposentados para esclarecimentos sobre resultados, política de investimentos, equacionamento de déficit, controle de despesas administrativas, governança ou qualquer outro assunto relacionado à Fundação.

Nos dias 10 e 12 de dezembro, ocorreram encontros em São Paulo e em Porto Alegre, respectivamente. Os eventos foram organizados pela Associação Paulista dos Economiários Aposentados (APEA- SP) e pela Associação Gaúcha de Economiários Aposentados (AGEA), ambos com participação dos gerentes da FUNCEF José Lino Fontana (Contabilidade e Programação Econômico-Financeira) e Eugênio Fábio de Resende (Benefícios).

Os encontros tiveram sequência em 2015. Em 17 de janeiro o presidente da FUNCEF, Carlos Caser, debateu com os presidentes das associações de gerentes (Agecefs) e dirigentes da Federação Nacional de Gestores da Caixa (Fenag), em evento do qual participou também o diretor de Benefícios, Délvio Joaquim Lopes de Brito. Na sequência, o presidente da Fundação se reuniu com participantes na Apcef/DF, no dia 21, a convite da Equipe X, e no dia 23 foi a Salvador, para evento organizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.

No dia 22 de janeiro, o consultor especial da Presidência, Mauro Rodrigues Uchoa, esteve em Teresina (PI) e o gerente de Contabilidade e Programação Econômico-Financeira, José Lino, se reuniu com participantes em Vitória (ES), no dia 24. Vários outros encontros foram realizados Brasil afora, inclusive após a divulgação do Balanço de 2014, ocorrida em 31 de março.


encontro-participantes

Presidente Caser fala a participantes em encontro na Apcef/DF


FUNCEF é destaque em rankings do Bacen e da Agência Estado

 

A FUNCEF alcançou a quinta posição no ranking Top 5 Médio Prazo do Banco Central do Brasil (Bacen) de outubro/2014, no item Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Mais de cem instituições enviaram suas projeções, incluindo assets, bancos, corretoras, consultorias e fundos de pensão, entre outras.

No ranking geral (Top 10 Geral) de projeções macroeconômicas da Agência Estado (Ranking AE), a Fundação alcançou o 4º lugar nos consolidados divulgados no 3º trimestre de 2014, para indicadores como: Selic (1ª colocação), PIB (4ª colocação), Câmbio (4ª colocação) e Relação Dívida/PIB (8ª colocação). A premiação contou com a participação de 83 instituições.

Top 5 Médio Prazo – O Top 5 Médio Prazo é desenvolvido com o objetivo de verificar a precisão das projeções de indicadores econômicos em consonância com as expectativas do Bacen. Além do IPCA, o ranking é composto pela análise de outros quatro itens: o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), a Taxa de Câmbio e a Taxa Selic.

A divulgação dos resultados de médio e curto prazo é mensal e a de longo prazo anual. Além da quinta posição no Top 5 Médio Prazo, no item IPCA, a Fundação já havia duas primeiros colocações no ranking, uma em janeiro, também relacionada à projeção do IPCA, e outra em março, associada à Taxa de Câmbio.


top-5-prazo-medio
 

TOP 10 Geral – A Agência Estado adota no TOP 10 Geral metodologia que confere pesos e notas para cada uma das sete projeções fornecidas pelas instituições (PIB, Selic, Câmbio, IPCA, IGP-M, Relação Dívida/PIB e Saldo da balança comercial). O ranking premia as instituições cujas projeções para os principais indicadores econômicos do País mais se aproximam da realidade.


top-geral-3-semestre


Presença em eventos de entidades e da Patrocinadora

 

A FUNCEF esteve presente nos diferentes eventos organizados ao longo do ano por entidades dos participantes ativos e dos aposentados e pensionistas, assim como no Encontro Caixa 2014, do qual participaram gestores de todo o país.

Jogos da Fenacef – Na 5ª edição dos Jogos da Fenacef, realizada de 5 a 9 de abril, em Natal (RN), com a participação de 1.300 pessoas, a Fundação recebeu seus participantes em estande com equipe de atendimento apta a tirar dúvidas relacionadas aos planos de benefícios e a realizar empréstimos e recadastramento, entre outros serviços.


eventos

Delegações perfiladas se apresentam na cerimônia de abertura da 5º edição dos jogos da Fenacef

 

Jogos da Fenae – A atenção aos participantes foi igualmente prestada na 11ª edição dos Jogos da Fenae, evento realizado de 16 a 33 de agosto, em Goiânia (GO), e que reunião 2.200 atletas da Caixa para disputas em 25 modalidades esportivas.

O estande da FUNCEF promoveu atividades associadas ao tema “Construindo o Futuro”, incluindo palestras. Foram prestadas consultorias e realizados atendimentos e sorteios de viagens, entre outros prêmios.

Os principais serviços prestados foram alteração de percentual de contribuição, atualização de cadastro, novas adesões, cadastro de dependentes e simulações de aposentadoria.


simposio

 
Simpósio dos Aposentados – Dirigentes e gestores da FUNCEF participaram de oficina e de debates em plenária no 36º Simpósio Nacional dos Economiários Aposentados e Pensionistas da Caixa. O evento organizado pela Federação Nacional dos Aposentados (Fenacef) ocorreu de 19 a 23 de outubro, em Florianópolis (SC), com cerca de 1.200 participantes.

O diretor de Benefícios da FUNCEF, Délvio Joaquim Lopes de Brito, integrou a mesa diretora da solenidade de abertura do Simpósio, representando o presidente da Fundação, Carlos Caser.

O presidente Carlos Caser compareceu ao evento já na abertura das atividades em plenária, oportunidade em que prestou homenagem ao ex-presidente da Fenacef, Décio de Carvalho, falecido em 19 de agosto de 2014. A exposição dos assuntos relacionados à FUNCEF foi acompanhada pelos diretores Carlos Borges (Participações) Maurício Marcellini (Investimentos), Max Mauran Pantoja (Planejamento e Controladoria) e Antônio Augusto (Administração). O diretor de Benefícios, Délvio Lopes de Brito, foi representado pelo gerente de Benefícios, Eugênio Fábio de Resende.

A FUNCEF manteve durante os quatro dias do Simpósio um estande para atendimentos, esclarecimentos e consultorias aos aposentados e pensionistas presentes ao evento. Promoveu também a palestra sobre Tratamento de Superávit e de Déficit em planos de benefícios, conduzida pelo coordenador de Atuária e Planejamento Previdenciário, Paulo Roberto Borges.


simposio-1
 


palestra

 
CDN – Em 3 de dezembro, o presidente da FUNCEF, Carlos Caser, participou em Brasília de debate no Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, fórum integrado por presidentes das 27 associações afiliadas à Federação e pelos diretores da Fenae. O diretor de Investimentos da Fundação, Maurício Marcellini, e o coordenador de Programação Econômico-financeira, Carlos Augusto Pacheco, também participaram do evento.


cdn

Presidente da FUNCEF, Carlos Caser, durante apresentação no CDN da Fenae

 
Encontro Caixa – O presidente da Fundação participou também do Encontro Caixa 2014, no dia 11 de dezembro, em Brasília. O evento contou com a presença de aproximadamente 900 gestores de todo o país, para uma reflexão sobre os resultados da empresa e planejamento dos rumos para 2015. Na oportunidade, Carlos Caser manifestou confiança plena na capacidade da Fundação de honrar os compromissos assumidos com os participantes, tanto no momento como no futuro. “Não há que se preocupar quanto a isso, a FUNCEF está sólida”, assegurou.


encontro


Oficina orienta acompanhamento do plano de benefícios


ofincia-123

Empregados da CAIXA e da FUNCEF participam de uma das oficinas Construindo o Futuro

oficina-567


A oficina Construindo o Futuro auxilia o participante da FUNCEF no acompanhamento do seu plano de benefícios, para a correta construção do benefício desejado. É dirigida a empregados da CAIXA com pelo menos cinco anos de empresa.

A oficina trata de questões fundamentais para o perfeito entendimento previdenciário. São orientações quanto à utilização e funcionalidades do Autoatendimento no site da Fundação, as regras dos planos, a importância da atualização e manutenção do cadastro, além de tratar de assuntos como o percentual adequado de contribuição e de aportes. A ação tem ainda o intuito de formar multiplicadores das informações, sobretudo em tempos de planos de contribuição variável.

Em 2014, foram realizados 10 encontros com empregados da CAIXA das cinco regiões do país e outros dois com empregados da FUNCEF, na sede da Entidade, em Brasília. Mais de trezentas pessoas participaram das palestras.

 

Campanha Saiba mais sobre Finanças  promove
educação financeira e previdenciária

 

A FUNCEF realizou durante os meses de setembro e outubro de 2014 a campanha Saiba mais sobre Finanças, com publicação de quatro cartilhas de fácil leitura e entendimento. As cartilhas foram disponibilizadas na plataforma de educação financeira e previdenciária da FUNCEF, Futuro da Gente, com periodicidade de duas semanas entre cada uma.

O primeiro exemplar abordou o tema “A importância da Educação Financeira e do Planejamento Financeiro”. O segundo módulo tratou de “Consumo e Crédito Responsável; Desejos e Necessidades”. O terceiro, “Previdência” e na quarta e última cartilha, o assunto em destaque foi a “Preparação para a Aposentadoria, Assistência, Benefício e Institutos”.

A campanha Saiba mais sobre Finanças faz parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária desenvolvido pela FUNCEF desde 2009, com foco na importância do planejamento financeiro e da cultura de previdência.


Incorporação do REB avança com proposta de grupo técnico

 

O processo de incorporação do REB pelo Novo Plano ganhou novo impulso em 2014 com a proposta concluída pelo grupo técnico criado para tratar das estratégias a serem adotadas.

Após aprovação no inicio de novembro pelas instâncias de gestão da FUNCEF (Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo), a proposta formulada pelo grupo técnico voltou a tramitar pela Patrocinadora e pelos órgãos controladores.

Houve, inclusive, apresentação prévia da proposta a representantes da CAIXA e dos empregados, na Mesa de Negociações Permanentes. Participaram da reunião o presidente da FUNCEF, Carlos Caser, e do diretor de Benefícios, Délvio Joaquim Lopes de Brito.

O presidente Carlos Caser abordou o histórico de dificuldades enfrentadas no processo da incorporação e destacou como preocupação norteadora das discussões a preservação dos direitos adquiridos e acumulados dos participantes e assistidos dos planos envolvidos.


reb


Participantes por dentro da FUNCEF

 

A Gerência de Relacionamento e Atendimento (GERAT) organiza visitas de participantes à Fundação, na ação denominada Fique por Dentro da FUNCEF. Entre as realizadas ao longo de 2014 estão a de participantes sorteados em Seminários Regionais realizados pela Fundação em 2013, a de participantes e respectivos acompanhantes sorteados na 5ª edição dos Jogos da Fenacef, a de um grupo de aposentados de Brasília e a da pessoal da Tecnologia, de Brasília.

Os agendamentos ocorrem a partir de convites feitos pela GERAT ou por solicitação de grupos interessados. As visitas são guiadas, começam pelo setor de atendimento presencial e passa por todas as áreas da Fundação, incluindo a Presidência. O objetivo é fazer com que cada vez mais participantes conheçam a rotina administrativa e o funcionamento da FUNCEF. Os visitantes têm a oportunidade de dialogar diretamente com diretores e gestores.

A visita dos participantes sorteados nos Seminários Regionais ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2014. Os presentes eram dos estados de Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Amazonas, sendo cinco deles empregados em atividade na CAIXA e um aposentado.


participantes

Os visitantes sorteados nos Jogos da Fenacef estiveram na Fundação no dia 1º de agosto. No grupo havia residentes das cidades de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e da própria capital federal.


aposentados-1

A visita de dez participantes aposentados de Brasília ocorreu no dia 5 de setembro. O grupo foi indicado pela Associação dos Economiários Aposentados do Distrito Federal (AEA/DF).


10-convidados


No dia 3 de outubro, foram recebidos na FUNCEF empregados da área de Tecnologia da CAIXA. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor de Administração, Antônio Augusto, e acompanharam explanação sobre a estrutura e o funcionamento da Fundação. Em seguida, percorreram as instalações da Entidade, onde conversaram com diretores e gestores de cada uma das áreas. Foram recebidos também pelo presidente da FUNCEF, Carlos Caser.


equipe


Transparência nos processos de investimentos

 

Em setembro de 2014, a seção Autoatendimento do site da Fundação passou a oferecer mais informações acerca das atividades e processos desenvolvidos pela Diretoria de Investimentos (DIRIN).

O espaço identificado como “Gestão de Investimentos em Renda Fixa e Renda Variável a Mercado” trata dos investimentos alocados nos segmentos de renda fixa e de renda variável. Os interessados podem visualizar os investimentos nos dois segmentos, total de recursos investidos, valor do patrimônio líquido de cada investimento, entre outras informações.

O conteúdo será atualizado semestralmente, ou toda vez em que houver mudança na estratégia de algum dos investimentos descritos nas carteiras. Para acessá-lo, o participante entra no Autoatendimento e segue os seguintes passos: Prestação de Contas / Plano / Informações Adicionais.

Esse mesmo caminho leva ao espaço de publicação do “Processo de Investimentos Mobiliários”, antes denominado “Regras da Carteira Mobiliária”.

A seção Autoatendimento do site da FUNCEF traz ainda a Política de Investimento dos planos de benefícios e a Relação de Corretoras selecionadas para a execução de operações de compra, venda e aluguel no mercado à vista de ações.


novo-site


Novo site da FUNCEF traz inovações

 

A comunicação da FUNCEF com os participantes inaugurou em 19 de outubro de 2014 inovações em seu formato eletrônico. O novo portal na internet (www.funcef.com.br) ganhou leiaute que facilita a leitura e a visualização das informações, traduzindo o esforço criativo de modernização dos canais da Fundação.

Foram introduzidas também melhorias tecnológicas, especialmente em acessibilidade e navegação, o que inclui o uso de linguagens de programação adequadas, tornando a navegação mais rápida, intuitiva e amigável para o usuário.

A seção Autoatendimento segue em posição destacada no menu, com login no alto da página. A sua interface com o site ganhou em facilidade de navegação. Lá o visitante pode acessar extratos e simuladores, conferir prestações de contas da FUNCEF, fazer opção de recebimento da revista e acompanhar histórico de atendimento realizado por meio do Fale Conosco.


Controle e redução de despesas administrativas

 

Em reunião realizada no dia 10 de julho de 2014, a Diretoria Executiva da FUNCEF debateu e deu encaminhamento ao relatório do Grupo de Trabalho (GT) criado por Portaria da Presidência para avaliar o nível das despesas administrativas e contribuir para a redução dos gastos.

A implantação do GT decorreu de recomendação feita pelo Conselho Deliberativo às diretorias de Administração (DIATI) e de Planejamento e Controladoria (DIPEC), para desenvolvimento de programa de controle e redução de gastos, a partir da realização de estudo sobre o perfil do custo administrativo, com revisão de prioridades de investimentos e de despesas.

O grupo de trabalho contou com a participação de representantes de todas as diretorias da Fundação. A gestão das despesas administrativas foi discutida ao longo de um ano e meio, em reuniões internas e em visitas à CAIXA e a outras entidades de Previdência Complementar, notadamente a Petros e a Previ.

Nas reuniões internas, foram discutidos com diretores e gestores da Fundação diversos grupos de despesas, tais como: Pessoal e encargos; Treinamento; Viagens e estadias; Serviços de terceiros; Contratos de honorários advocatícios; Despesas gerais; e Tributos.

Após debater o relatório, a Diretoria Executiva conferiu à Diretoria de Administração a coordenação dos desdobramentos relacionados às constatações do GT. A referida diretoria recebeu também a incumbência de apresentar bimestralmente relatório das ações desenvolvidas com base nas sugestões do grupo de trabalho.


grupo-fale-conosco

Janaína Almada (COPEF) , Mauro Uchôa (PRESI), Antônia Portela (DIATI) e
Carlos Pacheco (COPEF) foram integrantes do GT Despesas Administrativas


FUNCEF implanta Comitê de Responsabilidade Socioempresarial

 

A FUNCEF implantou em 16 de julho de 2014 o seu Comitê de Responsabilidade Socioempresarial (RSE), vinculado à Presidência, com caráter consultivo à Diretoria Executiva.

O Comitê conta com um representante de cada diretoria da FUNCEF, um da Ouvidoria e outro da Gerência de Auditoria. As proposições do grupo terão a função de alertar os dirigentes sobre atos de Responsabilidade Socioempresarial, tanto no âmbito dos investimentos quanto nas práticas internas e de gestão de pessoas.

Em agosto de 2013, a FUNCEF já havia publicado a Diretriz Executiva (DEX) nº 33, documento que estabelece parâmetros e diretrizes sobre a atuação da Entidade como organização socialmente responsável e sustentável. O documento traz importantes orientações para a atuação da FUNCEF perante seus diversos públicos de interesse.

Com relação aos investimentos, a DEX estabelece que devem ser priorizados aqueles que visam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e a preservação do meio ambiente. São vedadas nesses investimentos parcerias e contratações de empresas que pratiquem trabalho infantil ou análogo à escravidão.

Outra diretriz estabelecida no normativo trata do diálogo entre a Fundação e o participante, que deve ser pautado na veracidade, tempestividade e exatidão, respeitando o sigilo das informações quando necessário.


socioempresarial
 

Empossados novos diretores e conselheiros da FUNCEF

 

Foram empossados em 2 de junho de 2014 os diretores e conselheiros para mandatos de quatro anos na FUNCEF. Assumiram cargos três novos diretores executivos, três membros titulares e quatro suplentes do Conselho Deliberativo e dois membros titulares e dois suplentes do Conselho Fiscal. A cerimônia de posse ocorreu na sede da Fundação, em Brasília (DF).


diretores-conselheiros
 

Os diretores e conselheiros empossados foram eleitos pelos participantes em pleito ocorrido entre os dias 5 a 9 de maio de 2014, assim como dois membros titulares e dois suplentes do Conselho Deliberativo e um membro titular e um suplente do Conselho Fiscal.

Um membro titular e dois suplentes do Conselho Deliberativo e um titular e um suplente do Conselho Fiscal foram indicados pela a CAIXA.

O membro titular indicado pela CAIXA para o Conselho Deliberativo, Joaquim Lima de Oliveira, assumiu a presidência do órgão, em substituição a Raphael Rezende Neto.

A cerimônia de posse foi prestigiada por gestores e empregados da CAIXA e da FUNCEF, executivos de fundos de pensão e de diversas instituições, dirigentes de entidades representativas dos participantes (ativos, aposentados e pensionistas) e por familiares dos novos diretores e conselheiros.


Participantes se informam em Fórum On-line

 

Na sua busca por aperfeiçoar o relacionamento com os participantes e por oferecer o máximo de transparência à gestão dos recursos dos planos de benefícios, a FUNCEF voltou a realizar, no início de 2014, o Fórum On-line sobre os resultados da Fundação no ano anterior.

Nas duas horas de duração do chat, diretores e gestores responderam às perguntas dos participantes, em diálogo transparente e produtivo sobre a realidade da Fundação. Os assuntos de maior interesse foram as razões do déficit, o equilíbrio dos planos de benefícios, riscos e potencialidades dos investimentos em infraestrutura e perspectivas para os resultados dos próximos exercícios.


forum-online
 


Apresentação do Balanço com transmissão pela intranet CAIXA

 

A apresentação do Balanço Patrimonial referente ao exercício de 2013 aos participantes, conduzida pelo presidente da FUNCEF, Carlos Caser, dia 15 de abril de 2014, em Brasília, foi transmitida a todos os empregados da CAIXA pela intranet da empresa.

O presidente Caser expôs os resultados da Fundação, analisou o cenário econômico nacional e internacional e falou das expectativas para os exercícios seguintes. Durante a apresentação, os diretores da Fundação foram chamados a contribuir com abordagens sobre assuntos específicos de suas respectivas áreas.

 


transmissa-pela-intranet-caixa
 

Carlos Caser assume vice-presidência da Abrapp

 

O presidente da FUNCEF, Carlos Caser, assumiu em dia 30 de janeiro de 2014 a condição de dirigente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), no cargo de vice-presidente da entidade.

A presidência da Abrapp no triênio 2014/2017 ficou com José Ribeiro Pena Neto, da Forluz, fundo de pensão dos funcionários da Central Elétrica de Minas Gerais (Cemig). A direção da entidade conta ainda com 12 diretores executivos, distribuídos em seis regionais (Nordeste, Centro-Norte, Leste, Sudeste, Sudoeste e Sul).

Carlos Caser considerou desafiador o papel de dirigente da representação das entidades de Previdência Complementar, sobretudo no que se refere ao aproveitamento do potencial de crescimento do sistema e à modernização dos instrumentos e processos de governança da Abrapp.


vice-presidencia-abrapp

Luciana Roldan, gerente de TI da FUNCEF, Carlos Caser, presidente da FUNCEF
e vice-presidente da Abrapp, Renata Marotta, diretora de Administração da
FUNCEF e Newton Cunha, diretor Administrativo e Financeiro da Petros

FUNCEF 2015 -Todos os direitos reservados