TRANSPARÊNCIA

Divulgação do Balanço Anual 2014

Os encontros com participantes para exposição dos resultados contábeis do último exercício tiverem início em janeiro de 2015. Dirigentes e gestores da Fundação atenderam a solicitações de entidades representativas e promoveram reuniões por todo o país. Ao todo, foram 49 encontros realizados. A última apresentação ocorreu no dia 17 de julho de 2015, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, com a explanação do presidente da Fundação, Carlos Alberto Caser. O evento foi organizado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas (AEA-ES), no auditório do Golden Tulip Hotel.

Encontro CAIXA – Para ampliar ainda mais a transparência na divulgação do resultado do exercício de 2014, a diretoria da FUNCEF também promoveu exposições do balanço aos próprios empregados e à direção da Patrocinadora. Para chegar aos participantes ativos e aposentados de todo o Brasil, a Fundação organizou uma apresentação no CAIXA Cultural de Brasília, no dia 13 de abril de 2015, com transmissão simultânea, por vídeo streaming na Intranet CAIXA.

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O evento, que teve mais de três horas de duração, contou com cerca de 150 participantes e atraiu, no momento de pico, mais de 1.400 usuários na transmissão on-line. A apresentação foi conduzida pelo presidente da FUNCEF, e acompanhado dos diretores Maurício Marcellini (Investimentos), Carlos Borges (Participações Societárias e Imobiliárias), Délvio de Brito (Benefícios), Max Mauran (Planejamento e Controladoria) e do gerente Flávio Coelho (representando o diretor de Administração e Pessoas).

Caser expôs dados por planos de benefícios, incluindo a rentabilidade e o equilíbrio técnico de cada um deles (REG/Replan nas modalidades saldada e não saldada, REB e Novo Plano), abordou as carteiras de investimentos e seus resultados, assim como a rentabilidade no consolidado da Fundação, o comportamento do contencioso judicial, o déficit nos planos de benefícios, entre outros assuntos.

Os participantes encaminharam perguntas por escrito e todas foram respondidas ao final das explanações. Houve também momentos de questionamentos feitos diretamente do plenário, com imediatas respostas dos dirigentes da Fundação.

Fórum On-line – Além da transmissão na Intranet CAIXA, os resultados de 2014 também foram discutidos em Fórum Online, que ocorreu no dia 15 de abril. Durante a apresentação, os participantes puderam fazer perguntas aos diretores e gestores da Fundação e receberam as respostas em tempo real. Em quase duas horas de chat foram registrados 358 usuários conectados. Dos 128 questionamentos feitos, 53 foram respondidos on-line e os 75 restantes foram encaminhados às áreas para envio das respostas posteriormente.

Grande parte dos questionamentos se referiu a empresas e projetos com investimentos da FUNCEF, assim como ao perfil e desempenho das carteiras de investimentos da Fundação, sobretudo quanto à perspectiva de melhoria nos resultados para os próximos anos. O chat tratou ainda dos investimentos na VALE, CPI de fundos de pensão, contencioso jurídico, particularidades dos planos de benefícios, entre outros temas.

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TV FUNCEF – A Fundação disponibilizou em seu canal do YouTube vídeos da apresentação do Balanço 2014 feita por Carlos Caser. A apresentação foi segmentada em três vídeos. O primeiro trata da rentabilidade dos planos de benefícios e do equilíbrio técnico de cada uma deles. O segundo aborda as carteiras de investimentos e seus resultados, e o terceiro expõe o consolidado dos resultados da FUNCEF em 2014 e fornece informações sobre contencioso judicial, déficit e equacionamento.

Políticas de Investimentos para 2016-2020

A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo aprovaram por unanimidade as Políticas de Investimentos referentes ao quinquênio 2016-2020 para o REG/Replan, o REB e o Novo Plano e para o Plano de Gestão Administrativa (PGA). O documento foi aprovado pela Diretoria Executiva no dia 17 de dezembro de 2015, e pelo Conselho Deliberativo da Fundação em 21 de dezembro de 2015.

O relatório traz informações relevantes acerca das estratégias de alocação que serão adotadas por segmento de investimento e por plano de benefícios, bem como as justificativas e projeções macroeconômicas para o período e pareceres técnicos que embasaram as decisões de investimento. As Políticas de Investimentos 2016-2020 para cada plano foram enviados à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no dia 23 de dezembro de 2015.

FUNCEF analisa os cenários

A FUNCEF debateu entre os dias 8 e 11 de setembro de 2015, as “Perspectivas para a economia global, período 2016 a 2020, e impactos para a economia brasileira”, em seminário organizado pela Diretoria de Investimentos. Um dos temas abordados foi “Rating soberano brasileiro”, com apresentação de Rafael Guedes, diretor Executivo da Fitch Ratings do Brasil.

O economista-chefe da LCA, Bráulio Borges, abordou “a economia global e impactos no Brasil”. Ricardo Luiz Mendes Ribeiro, responsável pela área de Análise Política da MCM Consultores, tratou do cenário político para os próximos anos e seus possíveis impactos nos ativos financeiros.

Sebastian Briozzo, diretor Sênior da Sovereign Ratings Group, analisou as perspectivas para economia brasileira nos próximos cinco anos e o economista-chefe e sócio da Brasil Plural, Mário Mesquita, explanou sobre perspectivas para a economia global no período de 2016 a 2020 e impactos para a economia brasileira.

No último dia do seminário, as perspectivas para a economia global e os impactos para a economia brasileira foram analisadas pelos economistas do Banco J. Safra, Marcos Breda (cenário internacional) e Carlos Kawal (cenário nacional). O seminário promovido pela Diretoria de Investimentos deflagrou o processo de definição da Política de Investimentos da FUNCEF para o período 2016/2020.

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Fundação atualiza código de governança

A FUNCEF adota, desde 7 de maio de 2015, o novo Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, documento que resulta do acúmulo de experiência da Fundação como investidora institucional em permanente busca por inovações na gestão de participações acionárias. O modelo é um aperfeiçoamento do Manual de Governança Corporativa publicado em dezembro de 2005.

Com a instituição do novo Código, a FUNCEF se propõe a estimular a criação de companhias sustentáveis, de alto desempenho, que contribuam para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e ofereçam segurança a seus acionistas. Nesse contexto, ganham a Entidade na administração dos recursos dos participantes, o sistema empresarial brasileiro em capacidade de organização e de atuação face aos desafios existentes e o país em desenvolvimento econômico e social.

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O documento é dividido em duas partes: Princípios e Diretrizes de Governança Corporativa e Guia de Melhores Práticas. Os Princípios e Diretrizes são os fundamentos da governança corporativa que a FUNCEF defende e estimula que, sempre que possível, sejam adotados pelas empresas nas quais tem participação acionária.

O Guia de Melhores Práticas traz sugestões, com base nesses princípios, para que as empresas possam avançar na implementação de boas práticas de governança corporativa.

Pesquisa de satisfação sobre a FUNCEF

Com o intuito de avaliar o grau de satisfação dos participantes em relação à FUNCEF, aos canais de atendimento, aos planos de benefícios e à imagem da Fundação, foi realizada uma a pesquisa de satisfação. A análise, realizada pela empresa Insider – Inteligência de Mercado, foi aplicada entre os meses de fevereiro e março de 2015, e dividida em duas etapas: uma qualitativa e a outra quantitativa.

Quantitativa – A quantitativa entrevistou quatro mil pessoas, sendo mil assistidos e três mil ativos. Segundo a pesquisa, a FUNCEF foi bem avaliada, com 71% dos entrevistados muito satisfeitos ou satisfeitos com a Fundação.

De acordo com os percentuais apresentados, 93% dos entrevistados concordam que a Entidade é pontual no pagamento dos benefícios. Outros 73% afirmam que a imagem institucional da Fundação é sólida. Setenta e oito por cento dos participantes concordam que a FUNCEF se preocupa com o seu bem estar e 73% afirmam que a Entidade é justa na correção do cálculo do benefício.

Ainda segundo a pesquisa, a grande maioria dos entrevistados (ou 88%) está satisfeita (52%) ou muito satisfeita (36%) com os canais de relacionamento e atendimento da FUNCEF. Noventa e um por cento conhece e 82% utiliza o autoatendimento no site. Com relação à central de atendimento telefônico, 88% dos participantes conhecem e 68% utiliza o canal. O atendimento presencial é o terceiro mais utilizado, com 21%.

Os canais de comunicação foram bem avaliados, com 29% dos entrevistados muito satisfeitos e 57% satisfeitos. A pesquisa ainda revela que meio mais utilizado é o site (91%), seguido da Revista FUNCEF (79%) e do Boletim Eletrônico (69%). O Relatório Anual da Fundação teve 87% de satisfação.

Entre os entrevistados, dois a cada três consideram muito alto (9%) e alto (57%) o grau de credibilidade das informações divulgadas. O público que mais confia na Fundação é formado pelos assistidos (70%) e pensionistas (81%).

Os dados também mostram que 97% dos participantes avaliam como importante os temas educação financeira e previdenciária, sendo que 48% desse público busca por estes assuntos nas matérias publicadas nos canais de comunicação da Fundação.

Dentre as críticas e sugestões, 23% dos participantes pede mais transparência nas aplicações e investimentos da Entidade, contra 65% que não tem nenhuma crítica ou sugestão sobre a gestão da FUNCEF.

Na época em que a avaliação foi realizada, a FUNCEF não tinha páginas oficiais nas redes sociais, como Facebook e Twitter. No entanto, a pesquisa mostrou que há espaço para a Fundação se comunicar utilizando estes canais. Pouco mais da metade dos entrevistados tem perfil em alguma rede social e afirmaram que gostariam de receber informações por meio delas, com destaque para os temas: planos de benefícios (51%), investimentos (46%) e educação financeira e previdenciária (40%).

Qualitativa – A qualitativa reuniu cinco grupos formados por participantes das cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Para os participantes, a FUNCEF está fundamentalmente relacionada e associada ao provimento do futuro. Empréstimos é outro tema visto como um diferencial valorizado por ser muito utilizado.

No quesito atendimento, o presencial foi o melhor na avaliação por sua presteza e solicitude em orientar e atender as demandas do público. O atendimento por telefone também foi positivo, seguido do e-mail, considerado mais uma plataforma de interação com a FUNCEF.

A pauta destaque foi a preocupação com o equacionamento do déficit. De acordo com a pesquisa, os participantes ainda têm muitas dúvidas sobre o tema.

A pesquisa qualitativa mostrou ainda que os participantes querem que mais temas sobre investimentos, qualidade de vida, educação financeira e previdenciária sejam abordados na Revista FUNCEF.

A possibilidade de a Fundação ter canais de comunicação nas redes sociais foi bem avaliada. Para os entrevistados, estar no Facebook ou Twitter confere mais visibilidade à marca e é uma forma de se aproximar de seu público por ser um recurso moderno e eficaz.

CPI dos Fundos de Pensão

No dia 27 de agosto de 2016, o presidente da FUNCEF, Carlos Caser, falou à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Fundos de Pensão, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Caser tratou de temas como rentabilidade, governança, evolução patrimonial, resultados e medidas de adequação dos planos, entre outros.

O diretor de Participações Societárias e Imobiliárias da FUNCEF, Carlos Augusto Borges, também participou de audiência na CPI, no dia 12 de novembro de 2015, explanando sobre investimentos e processo decisório da Fundação.

EQUACIONAMENTO

Equacionamento do REG/Replan Saldado

Em 2015, até decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, as entidades de previdência complementar fechada eram obrigadas a equacionar quando o plano de benefícios acumulasse 10% de déficit ou apresentasse resultado deficitário por três anos consecutivos.

A partir da publicação do CNPC nª22/2015, os limites para desequilíbrios atuariais passaram a ser estabelecidos de acordo com o horizonte médio dos prazos de pagamento de benefícios (duration). A fórmula adotada ficou: 1% x (duration do plano – 4). O valor a equacionar, de acordo com as regras, é dividido entre a Patrocinadora (CAIXA) e os participantes.

REG/Replan Saldado – Na FUNCEF, o REG/Replan Saldado foi o único plano que precisava ser equacionado em ambas as regras. Com a alteração aprovada em 25 de novembro último pelo CNPC, o montante a equacionar no plano saldado passou a ser de R$ 1,9 bilhão. Pela regra anterior, era de R$ 5,1 bilhões, valor correspondente ao déficit registrado no exercício de 2014.

REG/Replan Não Saldado – O REG/Replan Não Saldado só teria desequilíbrio a equacionar, em 2016, em caso de opção da FUNCEF pelo uso da regra anterior para o plano de equacionamento do déficit acumulado até o exercício de 2014. Nesse caso, o montante a equacionar seria de R$ 401,3 milhões. Pela nova regra, o REG/Replan Não Saldado fica dispensado de plano de equacionamento de déficit a ser implementado em 2016.

REB e Novo Plano – O REB e o Novo Plano não apresentaram necessidade imediata de equacionamento em 2015.

Hotsite – A FUNCEF criou um ambiente para facilitar o entendimento acerca do equacionamento do REG/Replan Saldado e manter os participantes informados sobre todo o processo. O canal, que fica hospedado no site da FUNCEF, reúne informações sobre as normas, o prazo, a taxa extraordinária, além de notícias sobre o tema.

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Debates com entidades – A mudança da regra para tratamento de déficits e superávits dos planos de benefícios administrados por fundos de pensão é fruto de um longo período de debates no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Complementar, desde 2012, com forte empenho dos representantes da Associação Brasileira de Entidades de Previdência Complementar Fechada (Abrapp) e da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar).

EQUIDADE

FUNCEF conquista pela terceira vez o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

A FUNCEF recebeu, pela terceira vez, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, prêmio promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com a Seppir, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O selo, que contemplou 68 empresas públicas e privadas na edição de 2015, representa o reconhecimento de ações – tanto no ambiente de trabalho quanto na cadeia de relacionamento das instituições – que estimulem a reflexão, a mudança de comportamento das pessoas e, principalmente, a promoção de políticas de equidade de gênero e raça no ambiente corporativo.

Para conceder o selo, são avaliados os pontos fortes da gestão de pessoas e da cultura organizacional das empresas e das instituições participantes. Também são analisadas as ações planejadas e executadas nas estruturas organizacionais e de governança para a gestão da equidade de gênero e raça, sua divulgação interna e externa, o seu cumprimento, sua relevância e impacto nas atitudes e mudanças no corpo funcional, gerencial e na organização.

A FUNCEF participa pela terceira vez consecutiva, conquistando mais um selo por sua atuação em temas relacionados a gênero e raça. Estiveram presentes na premiação o diretor de Administração da FUNCEF, Antonio Augusto Souza, que recebeu o selo das mãos da ministra Nilma Lino, e membros do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação.

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EVENTOS

FUNCEF participa do 37º Simpósio de Aposentados da CAIXA

A capital amazonense foi palco do 37º Simpósio da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CAIXA (Fenacef), que reuniu mais de 750 aposentados e pensionistas de todo o Brasil. O evento, realizado de 9 a 14 de novembro, contou com a participação de representantes da FUNCEF, Fenacef, UNEI, Fenag e da OSCIP Moradia e Cidadania.

Durante o encontro, 750 aposentados e pensionistas da CAIXA de todo o país participaram ativamente da programação e dos debates, para tratar questões de interesse dos participantes.

Para atender aos participantes do Simpósio, a Fundação preparou uma estrutura especial focada no relacionamento. No estande montado no local, aposentados e pensionistas puderam solicitar informações, esclarecer dúvidas, atualizar dados cadastrais e participar de atividades voltadas à qualidade de vida. Ao todo, foram feitos mais de 600 atendimentos.

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Um dos destaques do estande da Fundação foi a cabine fotográfica. Outro serviço oferecido pela FUNCEF foi a rede Wifi disponibilizada para que os participantes pudesse se inscrever nas mídias sociais da Entidade, como Facebook, Twitter e YouTube.

Apresentação da FUNCEF – O diretor de Investimentos da Fundação, Maurício Marcellini Pereira, representando a Presidência da Fundação, participou de painel dedicado a discutir temas relacionados à Entidade no dia 12 de novembro de 2015. Durante sua apresentação, Marcellini reafirmou a solidez da Fundação e destacou a governança, mostrando a referência no sistema, os comitês, os novos investimentos e a evolução normativa.

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O diretor também falou sobre a política de investimentos da FUNCEF e a evolução patrimonial. Acompanharam o expositor os diretores de Administração, Antônio Augusto Souza, de Benefícios, Délvio Brito, e de Planejamento e Controladoria, Max Mauran.

Os participantes do simpósio também puderam assistir à oficina ministrada pelo gerente de Macroalocação e Cenários da FUNCEF, Reinaldo Soares de Camargo, que mostrou como funciona o processo de elaboração da política de investimentos da Fundação. O gestor falou ainda sobre cenários, projeções de mercado, restrições de liquidez, fluxo atuarial e novos investimentos.

FUNCEF completa 38 anos

Em 1º de agosto de 2015, a FUNCEF completou 38 anos de existência. Ao longo de sua história no segmento de previdência complementar, a Fundação celebra as conquistas obtidas pela Entidade e as adversidades superadas. Ao longo de quase quatro décadas de existência também se soma a experiência na gestão dos planos de benefícios dos 137 mil participantes e o cumprimento com a missão da instituição, que é “administrar, com excelência, planos de benefícios para promover segurança e qualidade de vida aos participantes e contribuir com o desenvolvimento do País”.

Aposentados em foco

O dia 10 de junho foi marcado pelo encontro dos aposentados com diretores da FUNCEF, da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da CAIXA (Fenacef) e das Associações Estaduais de Aposentados Pensionistas (AEAs), na sede da Fundação, em Brasília.

As discussões contaram com a participação dos membros da Diretoria Executiva e gestores de diversas áreas da Fundação. O presidente da Entidade, Carlos Caser, foi representado pelo diretor de Participações Societárias e Imobiliárias, Carlos Borges.

Homenagens pelo Brasil

Em reconhecimento ao importante papel dos aposentados e pensionistas da FUNCEF, a Fundação homenageou mulheres e homens das cinco regiões brasileiras, tendo como referência as comemorações do Dia do Aposentado, celebrado no dia 24 de janeiro.

A iniciativa foi realizada em parceria com as Associações de Aposentados e a escolha dos homenageados se deu por sorteio feito pela Gerência de Relacionamento e Atendimento da FUNCEF. A Fundação indicou os aposentados Antonio Carlos Mariani Mansur e Laura Augusta Gatti Vitral para serem homenageados durante a cerimônia nacional da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

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INVESTIMENTOS

Novos empreendimentos

Em julho de 2015 foi inaugurado o Novotel Barra da Tijuca, mais um empreendimento hoteleiro com 80% de participação da FUNCEF. O hotel, quatro estrelas, fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

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PLANOS DE BENEFÍCIOS

Incorporação do REB ao Novo Plano

Após a proposta de estratégias para a incorporação ser concluída por grupo técnico em outubro de 2014, e recebido aprovação das instâncias de gestão da FUNCEF (Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo), o Conselho de Administração da CAIXA aprovou a incorporação do REB ao Novo Plano, no dia 23 de abril de 2015.

A partir da aprovação pela CAIXA, a proposta regulamentar segue para a análise do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest). Obtendo manifestação favorável desse, deverá ser amplamente divulgada aos participantes e assistidos dos planos REB e Novo Plano, para posterior apreciação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

PROFISSIONALISMO

FUNCEF entre as cinco melhores instituições do Banco Central

O Banco Central (Bacen) divulgou, em 6 de fevereiro de 2015, a lista das instituições que melhor se classificaram no ranking TOP 5 (sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo), referente a janeiro de 2015. A FUNCEF aparece em quinto lugar na previsão da taxa de câmbio em médio prazo. O ranking aponta as instituições financeiras que melhor previram indicadores econômicos como IPCA, Taxa Selic, Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

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SUSTENTABILIDADE

Contracheque digital

Em janeiro de 2015, os aposentados e pensionistas, que requisitaram o benefício da FUNCEF, tiveram acesso ao contracheque somente na versão online. A iniciativa teve o objetivo de diminuir custos, além de contribuir com o meio ambiente. De acordo com dados da Diretoria de Planejamento e Controladoria, a Fundação gastou, em 2014, R$ 631,1 mil com a impressão e postagem de contracheques.

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FUNCEF renova com programa internacional de sustentabilidade socioambiental

Em maio de 2015, a FUNCEF renovou, por mais um ano, sua participação no Principles for Responsible Investment (PRI), rede internacional apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne investidores, gestores de ativos e prestadores de serviços. O programa é regido pelos pilares da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa para práticas de investimento responsável. Os princípios foram desenvolvidos por um grupo internacional de investidores institucionais.

Atualmente, o PRI tem 1.368 signatários, em vários países, sendo 286 proprietários de ativos, 896 gestores de ativos e 186 prestadores de serviços. No Brasil são 62 signatários: 17 proprietários de ativos, 31 gestores de ativos e 14 prestadores de serviços. Dos dez maiores fundos de pensão do país em total de ativos, nove são signatários do PRI: PREVI, Petros, FUNCEF, Funcesp, Fundação Itaú/Unibanco, Valia, Sistel, Forluz e Real Grandeza. A FUNCEF participa da iniciativa desde 2007, ano em que foi realizada, na BM&FBovespa, a cerimônia de adesão dos signatários brasileiros.

REDES SOCIAIS

FUNCEF amplia sua participação nas redes sociais

O crescimento da comunicação digital fez com que os fundos de pensão buscassem outros canais para se aproximar dos seus participantes e promover um maior diálogo com eles e as entidades representativas. A partir desse objetivo, a FUNCEF ampliou, em 23 de março de 2015, sua participação nas redes sociais e lançou seu perfil oficial no Facebook e no Twitter.

Em solenidade simbólica, o presidente da Fundação, Carlos Alberto Caser, fez a primeira postagem em cada uma das páginas digitais. Estiveram presentes no ato os diretores de Investimentos, Maurício Marcellini, de Planejamento e Controladoria, Max Mauran Pantoja, além de gestores, coordenadores e consultores, representando todas as áreas da FUNCEF. Durante o ano de 2015, a FUNCEF registrou 47 mil seguidores ativos, sendo 46,5 mil no Facebook, 209 no Twiiter e 704 no YouTube.

 

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